Últimas Notícias

Guia dos Sistemas Qualificatórios Olímpicos Atualizados de Tóquio 2020


Não fosse a pandemia de Covid-19, o dia 23 de julho de 2020 seria a véspera da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. As primeiras disputas de softbol e de futebol já teriam ocorrido, e os olhos de todo o mundo estariam voltados para o Japão, na expectativa pelo início do maior evento esportivo do mundo.

Porém, o novo coronavírus abalou a humanidade. Enquanto milhões de vidas foram perdidas em todo o planeta, o esporte ficou em segundo plano (como deveria ser, diga-se de passagem). As Olimpíadas foram transferidas para 2021, e o dia 23 de julho de 2020 ganhou um novo significado. Como em uma viagem no tempo, a data agora é o marco de uma nova contagem regressiva de um ano para os Jogos de Tóquio.

Além de adiar os momentos esportivos tão aguardados pelos atletas e por nós, torcedores, a pandemia também alterou os planos das Federações Internacionais. Muitas delas precisaram reformular seus sistemas qualificatórios, modificando datas, critérios e regras. Com tantas mudanças, o Surto Olímpico produziu o Guia dos Sistemas Qualificatórios Olímpicos Atualizados, uma série de textos que servirá como referência para o acompanhamento do processo classificatório para os Jogos de Tóquio.

Antes de acessar o Guia em si, algumas considerações são importantes. Em primeiro lugar, as informações presentes nos textos foram retiradas diretamente dos sites das Federações Internacionais ou de outros veículos jornalísticos confiáveis. Em segundo lugar, o processo de qualificação reformulado ainda não foi fechado em alguns esportes. Por isso, as páginas de cada modalidade serão atualizadas até o início dos Jogos, à medida que novos critérios forem definidos e novas vagas forem distribuídas.

Outro ponto importante refere-se à participação da Rússia nas Olimpíadas. Apesar do escândalo de doping no qual os russos estão envolvidos, ainda não se sabe até que ponto a presença dos atletas do país em Tóquio será comprometida. Por isso, na elaboração do Guia, foram consideradas todas as vagas obtidas pela Federação Russa até aqui como garantidas  e, quando as decisões cabíveis forem tomadas, as informações serão devidamente corrigidas.

No mais, fique à vontade para navegar por cada uma das 49 modalidades contempladas pelo Guia dos Sistemas Qualificatórios Olímpicos Atualizados, e até Tóquio!

Redação: Luís Fellipe Borges e Wesley Felix
Revisão: Mateus Nagime e Danilo Goes
Arte: Patryck Leal
Foto de capa: AP Photo/Jae C. Hong

ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES: 
- Escalada Esportiva (30/11): Rússia conquista vagas olímpicas via Europeu da modalidade
- Surfe (01/08): ISA Games confirmado para 8 a 16 de maio de 2021.
- Atletismo (29/07): Marcha 50km e maratonas terão janelas qualificatórias descongeladas em setembro


Surte com a gente em nossas redes sociais: TwitterFacebookInstagram e YouTube.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar