Guia dos Sistemas Qualificatórios Olímpicos Atualizados - Basquete - Surto Olimpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Guia dos Sistemas Qualificatórios Olímpicos Atualizados - Basquete

Compartilhe

Status: Concluída no feminino; no masculino, os torneios restantes foram adiados para 2021

Eventos/Vagas: 2 eventos (masculino e feminino) com 12 seleções cada (288 atletas)

Sistema qualificatório

Cada naipe terá 12 equipes no torneio olímpico de Tóquio. A qualificação feminina já foi encerrada: o campeão da Copa do Mundo de 2018, Estados Unidos, ficou com uma das vagas, assim como o país-sede, Japão, enquanto as outras dez foram distribuídas em quatro torneios pré-olímpicos distintos realizados no início deste ano.

Já o torneio masculino ainda possui quatro vagas em aberto, que serão disputadas por 24 equipes em quatro pré-olímpicos distintos (veja abaixo os grupos), a serem realizados entre 22 de junho e 04 de julho de 2021. Das classificações já confirmadas, uma foi reservada ao país-sede e sete vieram da Copa do Mundo de 2019 (duas para as Américas e para a Europa e uma para África, Ásia e Oceania). Veja todos os classificados abaixo.

Brasil

A seleção feminina de basquete do Brasil, que tem uma prata em Atlanta 1996 e um bronze em Sidney 2000, passa por um processo de reconstrução nos últimos anos. Apesar do ouro no Pan de Lima em 2019, melhor resultado do país neste ciclo, o time não foi bem no Pré-Olímpico Mundial, disputado em fevereiro deste ano em Bourges, na França, terminando em último lugar em um grupo com França, Austrália e Porto Rico, que ficaram com as vagas.


Somente a seleção masculina ainda possui chances de classificação olímpica (Divulgação/FIBA)
Já a seleção masculina, que tem três bronzes em sua história (Londres 1948, Roma 1960 e Tóquio 1964), ainda pode se classificar. O Brasil disputará o Pré-Olímpico Mundial, tendo sido sorteado para um difícil torneio em Split, na Croácia, onde brigará com croatas, alemães, russos, tunisianos e mexicanos por apenas uma vaga em Tóquio.

Equipes classificadas:
           - Feminino: Austrália, Bélgica, Canadá, China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Nigéria, Porto Rico e Sérvia (concluído)
- Masculino: Argentina, Austrália, Espanha, Estados Unidos, França, Irã, Japão e Nigéria (restam quatro vagas, que virão do Pré-Olímpico Final)

Pré-Olímpico Final: Cada torneio dará uma vaga olímpica. As seis equipes estão divididas em dois grupos de três, onde os dois melhores avançam às semifinais. Apenas os campeões vão a Tóquio.

Torneio 1 (Victoria, Canadá):
Grupo A: Canadá, China e Grécia Grupo B: República Tcheca, Turquia e Uruguai
Torneio 2 (Split, Croácia): Grupo A: Alemanha, México e Rússia Grupo B: Brasil, Croácia e Tunísia Torneio 3 (Kaunas, Lituânia): Grupo A: Coreia do Sul, Lituânia e Venezuela Grupo B: Angola, Eslovênia e Polônia Torneio 4 (Belgrado, Sérvia): Grupo A: Nova Zelândia, República Dominicana e Sérvia Grupo B: Itália, Porto Rico e Senegal

+ Volte para a Central do Guia dos Sistemas Qualificatórios Olímpicos Atualizados

Nenhum comentário:

Postar um comentário