Últimas Notícias

Guia dos Sistemas Qualificatórios Olímpicos Atualizados - Basquete


Status: Concluída no feminino; no masculino, os torneios pré-olímpicos acontecerão em junho

Eventos/Vagas: 2 eventos (masculino e feminino) com 12 seleções cada (288 atletas)

Sistema qualificatório

Cada naipe terá 12 equipes no torneio olímpico de Tóquio. A qualificação feminina já foi encerrada: o campeão da Copa do Mundo de 2018, Estados Unidos, ficou com uma das vagas, assim como o país-sede, Japão, enquanto as outras dez foram distribuídas em quatro torneios pré-olímpicos distintos realizados no ano passado.

Já o torneio masculino ainda possui quatro vagas em aberto, que serão disputadas por 24 equipes em quatro pré-olímpicos distintos (veja abaixo os grupos), a serem realizados entre 29 de junho e 04 de julho de 2021. Das classificações já confirmadas, uma foi reservada ao país-sede e sete vieram da Copa do Mundo de 2019 (duas para as Américas e para a Europa e uma para África, Ásia e Oceania). Veja todos os classificados abaixo.

Brasil

A seleção feminina de basquete do Brasil, que tem uma prata em Atlanta 1996 e um bronze em Sidney 2000, passa por um processo de reconstrução nos últimos anos. Apesar do ouro no Pan de Lima em 2019, melhor resultado do país neste ciclo, o time não foi bem no Pré-Olímpico Mundial, disputado em fevereiro de 2020, em Bourges, na França, terminando em último lugar em um grupo com França, Austrália e Porto Rico, que ficaram com as vagas.


Somente a seleção masculina ainda possui chances de classificação olímpica (Divulgação/FIBA)

Já a seleção masculina, que tem três bronzes em sua história (Londres 1948, Roma 1960 e Tóquio 1964), ainda pode se classificar. O Brasil disputará o Pré-Olímpico Mundial, tendo sido sorteado para um difícil torneio em Split, na Croácia, onde brigará com croatas, alemães, russos, tunisianos e mexicanos por apenas uma vaga em Tóquio.

Caso chegue até a Olimpíada, o Brasil ficará no grupo B, ao lado de Nigéria, Austrália e o vencedor do Pré-Olímpico de Belgrado (Nova Zelândia, República Dominicana e Sérvia; Itália, Porto Rico e Senegal).

Equipes classificadas:
               - Feminino: Austrália, Bélgica, Canadá, China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Nigéria, Porto Rico e Sérvia (concluído)
- Masculino: Argentina, Austrália, Espanha, Estados Unidos, França, Irã, Japão e Nigéria (restam quatro vagas, que virão dos Pré-Olímpicos Finais)

Pré-Olímpicos Finais: Cada torneio dará uma vaga olímpica. As seis equipes estão divididas em dois grupos de três, onde os dois melhores avançam às semifinais. Apenas os campeões vão a Tóquio.

Torneio 1 (Victoria, Canadá):
Grupo A: Canadá, China e Grécia Grupo B: República Tcheca, Turquia e Uruguai
Torneio 2 (Split, Croácia): Grupo A: Alemanha, México e Rússia Grupo B: Brasil, Croácia e Tunísia Torneio 3 (Kaunas, Lituânia): Grupo A: Coreia do Sul, Lituânia e Venezuela Grupo B: Angola, Eslovênia e Polônia Torneio 4 (Belgrado, Sérvia): Grupo A: Nova Zelândia, República Dominicana e Sérvia Grupo B: Itália, Porto Rico e Senegal

Jogos Olímpicos: O sorteio dos grupos dos Jogos Olímpicos de Tóquio foi realizado no começo deste ano. Serão três chaves com quatro equipes cada, onde os dois primeiros colocados avançam às quartas de final, assim como os dois melhores terceiros colocados. A partir daí, sistema de mata-mata até a decisão.
                Feminino: 
Grupo A: Canadá, Coreia do Sul, Espanha e Sérvia
Grupo B: Estados Unidos, França, Japão e Nigéria
Grupo C: Austrália, Bélgica, China e Porto Rico

- Masculino:
Grupo A: Estados Unidos, França, Irã e vencedor do Pré-Olímpico de Victoria (Canadá, China, Grécia, República Tcheca, Turquia ou Uruguai)
Grupo B: Austrália, Nigéria, vencedor do Pré-Olímpico de Split (Alemanha, México, Rússia, Brasil, Croácia ou Tunísia) e vencedor do Pré-Olímpico de Belgrado (Nova Zelândia, República Dominicana, Sérvia, Itália, Porto Rico ou Senegal)

Grupo C: Argentina, Espanha, Japão e vencedor do Pré-Olímpico de Kaunas (Coreia do Sul, Lituânia, Venezuela, Angola, Eslovênia ou Polônia)

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar