Últimas Notícias

Quais são os Esportes Olímpicos?


De acordo com o estatuto do COI, uma das principais regras para que um esporte seja considerado olímpico é a popularidade, ou seja, ele precisa ser amplamente praticado por homens em pelo menos 75 países e em quatro continentes e por mulheres no mínimo em 40 países e em três continentes.

Além disso, a categoria deve acrescentar valor e apelo às Olimpíadas, além de refletir suas tradições modernas.



Nos últimos anos, o Comitê Olímpico Internacional tem permitido a entrada de novos esportes apenas com a exclusão de outros. Por isso, há uma revisão periódica das competições que participam do evento.

Confira abaixo a lista dos 36 esportes que, atualmente, fazem parte do programa olímpico para os Jogos de Verão em ordem alfabética (clique no nome para conferir as últimas notícias de cada modalidade):

Atletismo

Badminton

Basquete 3x3

Canoagem | BMX | BMX Racing / BMX Freestyle / Estrada / Mountain Bike / Pista

Saltos Ornamentais

Tênis

Tênis de Mesa

Tiro com Arco

Tiro Esportivo

Triatlo

Vela

Vôlei

Vôlei de Praia

Wrestling


O que é a Olimpíada?

A Olimpíada é o maior evento esportivo do mundo, em que atletas de mais de 200 países participam de disputas em diferentes modalidades.

Ela acontece a cada quatro anos, dividida entre Jogos Olímpicos de Verão e Jogos Olímpicos de Inverno (que ocorrem com dois anos de diferença entre si).

Há ainda os Jogos Paralímpicos, também separados entre jogos de verão e de inverno, destinados a atletas com deficiências.

Mais recentemente, houve ainda a criação dos Jogos Olímpicos da Juventude, novamente nas versões verão e inverno

Os Jogos Olímpicos foram criados com o objetivo de utilizar o esporte como instrumento para a promoção da paz, da união e do respeito.

O propósito do “Olimpismo” é colocar o esporte a serviço do desenvolvimento harmonioso da humanidade, contribuindo para um mundo melhor e a garantia de que a prática de esportes seja um direito de todos os seres humanos.


História das Olimpíadas

Os primeiros Jogos Olímpicos da Antiguidade aconteceram em Olímpia, na Grécia, no ano de 776 a.C.

Na época, o evento tinha o objetivo de cultuar os deuses do Olimpo por meio da valorização das aptidões de cada atleta.

Tamanha era a importância da competição que os helenos obedeciam ao armistício sagrado: no período olímpico, eles abandonavam suas disputas e se dedicavam a atividades pacíficas.

Durante as Olimpíadas, os cidadãos competiam entre si para ver quem melhor demonstrava seu respeito às divindades.

E, como a vitória olímpica consagrava o atleta e representava glória para o seu local de origem, as cidades-estado buscavam incentivar a prática esportiva instituindo leis e regulamentos.

O título de idealizador dos Jogos Olímpicos Modernos é atribuído ao francês Pierre de Coubertin, que era apaixonado por esporte e o enxergava como um elemento central para a educação.

Coubertin fundou o Comitê Olímpico Internacional (COI) em 23 de junho de 1894, com um plano de desenvolvimento que culminou na realização dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna em 1896, em Atenas, na Grécia com participação de 14 países.


Quantas medalhas o Brasil já conquistou nas Olimpíadas de Verão?

O Comitê Olímpico Brasileiro enviou atletas para competirem em 23 edições de Jogos Olímpicos de Verão e nestas disputas foram conquistadas um total de 150 medalhas (37 medalhas de ouro, 42 medalhas de prata e 71 medalhas de bronze).

Os esportes que mais conquistaram medalhas para o Brasil foram o judô e o voleibol (11 na quadra e 13 na praia) conquistando o total de 24 medalhas para cada um desses esportes, em seguida, com 19 medalhas cada, vêm as conquistas da vela e do atletismo.

Com um total de 8 medalhas de ouro, a vela e o voleibol (quadra e praia somados) são os esportes com mais vencedores do país nos Jogos.

Apesar de não receber medalhas, o técnico de voleibol José Roberto Guimarães esteve por três vezes no lugar mais alto do pódio, com a equipe masculina em Barcelona 1992 e com a equipe feminina em Pequim 2008 e Londres 2012.

O canoísta Isaquias Queiroz é o único brasileiro a ganhar três medalhas em uma única edição dos Jogos Olímpicos, conquistadas na Rio 2016.

A skatista Rayssa Leal é a mais jovem atleta brasileira medalhista em Olimpíadas, feito conseguido aos 13 anos e sete meses de idade em Tóquio 2020 e  Torben Grael é o atleta mais velho a conquistar uma medalha, aos 44 anos, em Atenas 2004. 

Além das medalhas olímpicas tradicionais, um brasileiro também recebeu a Medalha Pierre de Coubertin, o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, honraria de exceção outorgada pelo Comitê Olímpico Internacional.


Quantas vezes o Brasil participou dos Jogos Olímpicos de Verão?

Ao todo, o Brasil esteve presente em 23 edições de Jogos Olímpicos de Verão. A estreia dos atletas brasileiros aconteceu em 1920, na Antuérpia, Bélgica, vinte e quatro anos após a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Modernidade, que ocorreram em 1896, em Atenas, Grécia.

Desde então, o Brasil participou de todas as edições olímpicas, com exceção apenas dos Jogos de 1928, disputados em Amsterdam, nos Países Baixos.


Sedes dos Jogos Olímpicos

Dentre as cidades que mais vezes sediaram os Jogos Olímpicos de Verão, Londres, na Grã-Bretanha, é a única sede na história a ter recebido três edições dos Jogos, isso aconteceu nos anos de 1908, 1948 e 2012.

Com os Jogos programados para serem realizados em Paris 2024, a capital francesa também chegará a sediar as Olimpíadas pela terceira vez (1900, 1924 e 2024).

A organização dos Jogos Olímpicos de 2028 está a cargo de Los Angeles, que também chegará assim a ser a sede dos Jogos pela terceira vez (1932, 1984 e 2028).

Quando se fala em países que mais vezes sediaram os Jogos Olímpicos, é o Estados Unidos quem mais sediou os Jogos.

Em quatro oportunidades até o momento (a quinta programada para 2028), sendo duas em Los Angeles, uma em Saint Louis e uma em Atlanta. A Inglaterra aparece em seguida, sendo responsável por sediar os jogos em três oportunidades (todas em Londres).


Qual será a próxima Olimpíada?

Os próximos Jogos Olímpicos serão realizados em Paris, na França, no ano de 2024. As disputas ocorrerão entre os dias 26 de julho a 11 de agosto de 2024. Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 acontecem exatamente 100 anos depois de Paris sediar as Olimpíadas de 1924.

Alguns eventos olímpicos acontecerão em lugares emblemáticos de Paris: vôlei de praia no Champ de Mars (sob a Torre Eiffel), esportes urbanos no La Concorde, esgrima e taekwondo no Grand Palais, e a largada da Maratona no Hotel de Ville. Também haverá disputas no território francês do Taiti, onde será realizada a competição de surfe.

Os Jogos de Paris 2024 não ocorrerão apenas na capital da França, pois o torneio de futebol será disputado em Bordeaux, Nantes, Lyon, Saint-Etienne, Nice e Marselha. A disputa da vela acontecerá em Marselha, enquanto Lille também terá esportes coletivos.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar