Últimas Notícias

Guia dos Sistemas Qualificatórios Olímpicos Atualizados - Vôlei de Praia


Atualizado em 03/05/2021 às 21:23

Status: Em andamento (à espera de torneio válidos para o ranking da FIVB);

Eventos/Vagas: 2 (masculino e feminino) com 96 atletas (24 duplas de cada naipe)

Sistema qualificatório

O Japão, por ser o país-sede, tem uma vaga assegurada nos dois eventos. O Mundial de 2019 garantiu as duplas campeãs de cada naipe nos Jogos, bem como o Torneio Pré-Olímpico, disputado na China em setembro, que atribuiu dois lugares para cada gênero. 

Na sequência, o ranking mundial classificará 15 duplas no masculino e 15 no feminino. Inicialmente, a data-limite do ranking era 14 de junho de 2020. Porém, com o adiamento dos Jogos Olímpicos, o novo prazo é o dia 13 de junho de 2021

As últimas dez duplas (cinco de cada naipe) conquistarão a vaga via Copas Continentais, que terão suas fases finais entre os dias 21 e 27 de junho. As parcerias campeãs de cada zona continental (África; América do Norte e Central; América do Sul; Ásia/Oceania; e Europa) carimbarão seus passaportes para Tóquio.

Competições importantes a realizar:

26-30 de maio: Circuito Mundial - 4-Estrelas de Sóchi, Rússia
02-06 de junho: Circuito Mundial - 4-estrelas de Ostrava, República Tcheca
13 de junho: Fechamento do ranking olímpico
21-27 de junho: Copas Continentais

Brasil


Antes da data-limite de classificação via ranking mundial ser adiada, o Brasil já havia definido quais duplas representariam o país em Tóquio: Evandro/Bruno Schmidt e Alison/Álvaro Filho no masculino; e Ágatha/Duda e Ana Patrícia/Rebecca no feminino. Mesmo com as competições de 2020 e do início de 2021 agora valendo pontos para o ranking olímpico, o que, a princípio, daria chances a outras parcerias brasileiras, as quatro equipes seguem classificadas. As vagas serão oficializadas com o fechamento do ranking mundial em junho, mas já estão garantidas.

Campeões olímpicos em 2016, Alison e Bruno Schmidt estarão em lados opostos em Tóquio: Alison jogará com Álvaro Filho; Bruno, com Evandro (Foto: Marcelo Pereira/Exemplus/COB)

Países já classificados:
Masculino: Japão (país-sede); Rússia (Campeonato Mundial); Itália e Letônia (Pré-Olímpico Mundial); restam 20 vagas.

Feminino: Japão (país-sede); Canadá (Campeonato Mundial); Letônia e Espanha (Pré-Olímpico Mundial); restam 20 vagas.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar