Últimas Notícias

한국에 오신 것을 환영합니다 - Hangeul: O Alfabeto Coreano

Por Juliana Trombini

O Hangeul 한글 é o alfabeto utilizado na escrita coreana desde o século XV. Foi criado em 1443 durante a dinastia Joseon. Hoje é o alfabeto oficial tanto da Coreia do Sul como da Coreia do Norte. Na Coreia do Norte ele é chamado de Chosŏn'gŭl 조선글 


Antes da criação do Hangeul, os coreanos escreviam usando o chinês clássico ao lado de um sistema de escrita fonética nativo. No entanto, devido às diferenças fundamentais entre as línguas coreana e chinesa e o grande número de caracteres necessários para aprender, as classes mais baixas tinham muita dificuldade em aprender a escrever, já que não tinham o privilégio da educação. Foi então que o rei Sejong criou um alfabeto único para promover a alfabetização das pessoas comuns. 

Foi apenas no final do século XVI que o Hangeul foi aceito por toda a população e no início do século XVII que os romances foram escritos pela primeira vez em Hangeul, devido a oposição da elite literária da época. Desde então, o Hangeul foi aperfeiçoando até chegar o que conhecemos atualmente.

Na sua forma atual, o alfabeto possui 19 consoantes e 21 vogais. Ao invés dos caracteres serem escritos como as letras no estilo latino, as letras Hangeul são agrupadas em blocos como no exemplo a seguir: a palavra han 한 parece um único caractere, porém é uma sílaba composta de três letras: ㅎ h, ㅏ a e ㄴ n. Cada bloco silábico é composto de duas a seis letras, incluindo pelo menos uma consoante e uma vogal.  



Os blocos são dispostos horizontalmente da esquerda para a direita ou verticalmente de cima para baixo. Cada palavra coreana possui uma ou mais sílabas, portanto um ou mais blocos. Matematicamente, é possível um total de 11.172 blocos, embora as mais utilizadas são 512 que correspondem a 99,9% desse total.

Para alguns linguistas, o Hangeul é descrito como um silabário alfabético, isso porque combina características e vantagens de ambos os sistemas. Em outras palavras, o silabário é um conjunto de símbolos de escrita que representam sílabas que compõem palavras e o alfabeto é o que conhecemos: cada letra escrita individualmente. O alfabeto coreano mescla esses dois conceitos, pois cada sílaba é um conjunto de letras individuais.

O alfabeto coreano. Os 19 primeiros caracteres são as consoantes e os outros 21 são as vogais. As letras y e w são consideradas vogais na Coreia.

Devido às diferenças estruturais, silábicas, a fonética e os significados são totalmente diferentes. Não é um idioma fácil para aprender, mas graças aos cursos online e grupos de estudos coreanos, é possível se comunicar. O grande segredo do Hangeul é decorar e treinar. Ao conseguir identificar os caracteres dentro das sílabas, a leitura torna-se bem mais fácil.


3 Comentários

  1. Pq não tem L na escrita coereana

    ResponderExcluir
  2. eu nao sei de nada eu quero aprender logo
    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!111

    ResponderExcluir

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar