Últimas Notícias

Guia dos Sistemas Qualificatórios Olímpicos Atualizados - Ginástica Trampolim


*Atualizado em 14 de fevereiro de 2021
Status: Incompleto, com 34,75% das vagas preenchidas (11 de 32).

Eventos/Vagas: 2 eventos (1 masculino e 1 feminino) com 32 atletas (16 homens e 16 mulheres)

Sistema qualificatório

Cada evento da ginástica trampolim terá 16 atletas em Tóquio, com um máximo de dois por país em cada naipe. Até o momento, apenas o Campeonato Mundial de 2019 distribuiu vagas olímpicas: cinco no masculino e seis no feminino (os oito primeiros colocados estavam na zona de classificação, mas apenas um atleta por país poderia garantir vaga por meio desse evento):

Masculino:  Belarus, China, França, Japão e Rússia
Feminino: Canadá, China, França, Grã-Bretanha, Japão e Rússia

Aqueles continentes que não conseguiram classificação por meio do Mundial poderão utilizar o campeonato continental de 2021 para definir seu representante na Olimpíada. Exemplo: a América já possui um classificado no feminino (Canadá), mas não possui no masculino. Logo, o campeão pan-americano de 2021 entre os homens garantirá vaga em Tóquio. Vagas distribuídas pelos continentais:
  • América: 1 masculina
  • África: 1 masculina e 1 feminina
  • Oceania: 1 masculina e 1 feminina
Por fim, o circuito da Copa do Mundo de 2019-2021 distribuirá mais seis vagas em cada naipe. Serão um total de seis etapas de Copa do Mundo para definir as colocações, sendo que cinco destas já foram realizadas. Apenas uma competição será realizada em 2021 para encerrar o ciclo. Das seis competições, vão ser considerados os quatro melhores resultados de cada atleta para definir os classificados. Um país já classificado poderá adquirir outra vaga por meio desse critério, desde que as duas vagas não tenham sido obtidas pelo mesmo atleta.

Uma vaga por naipe será atribuída ao ranking olímpico (realocação do país-sede) e outra para Tripartite.

Brasil

Camilla Lopes teve a segunda melhor apresentação nas eliminatórias do Pan de Lima, mas acabou sofrendo uma queda na final e ficou sem medalhas (Jonne Roriz/COB)
O Brasil ainda não tem classificados no trampolim. Camilla Lopes ainda tem chances na Copa do Mundo, já que é a 22ª colocada do ranking. Excluindo os atletas já classificados e impondo o limite de dois ginastas por país, a brasileira sobe para a décima posição, estando a apenas quatro da classificação olímpica. Se tiver um bom desempenho na última etapa da Copa do Mundo, em Brescia, na Itália, entre 28 e 30 de maio, pode ganhar ainda mais posições. A diferença dela para a última classificada, a mexicana Dafne Loza Navarro, é de 21 pontos.

Entre os homens, a maior esperança brasileira é Rayan Dutra, que vai tentar uma vaga no Campeonato Pan-Americano, a ser disputado no Brasil, em junho. Ele foi quinto colocado no Pan de Lima. No ranking das Copas do Mundo, ele é o 38º, já sem chances de classificação.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar