Guia dos Sistemas Qualificatórios Olímpicos Atualizados - Tiro Esportivo - Surto Olimpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Guia dos Sistemas Qualificatórios Olímpicos Atualizados - Tiro Esportivo

Compartilhe

Status: Incompleto (83,3% das vagas preenchidas).

Eventos/Vagas: 15 eventos (6 masculinos, 6 femininos e 3 mistos) com 360 atletas (cerca de 29 nas individuais).

Sistema qualificatório


O tiro esportivo possui 12 categorias individuais (carabina de ar 10m, carabina 3 posições, pistola de ar 10m, pistola de tiro rápido 25m, fossa olímpica e skeet) e três “coletivas” (pistola de ar 10m, carabina de ar 10m, e fossa olímpica mistas). Cada uma das provas individuais terá 29 competidores, dos quais: 
  • quatro vieram do Mundial de 2018; 
  • oito de quatro etapas diferentes das Copas do Mundo de 2019 (exceção à pistola de tiro rápido 25m, que só teve três etapas, mas classificou a mesma quantidade de atletas); 
  • três do Asiático (exceção à pistola de tiro rápido 25m, que classificou quatro); 
  • três dos  Europeus de 2019 e 2021 (com exceções à carabina de ar 10m e ao skeet, que darão quatro); 
  • uma dos Jogos Europeus de 2019; 
  • uma do Campeonato Pan-Americano de 2018 (exceção à fossa, que classificou dois);
  • duas dos Jogos Pan-Americanos de 2019; 
  • uma do Oceânico (exceção à carabina três posições, que classificaria dois);
  • uma do Africano (exceção da pistola de ar 10m, que classificou dois);
  • uma ao país-sede;
  • duas à Tripartite
  • uma via ranking-mundial
Quanto às disputas mistas, as vagas disponíveis já foram encerradas. Apenas o Mundial de 2018 classificou duas cotas para cada uma das três disciplinas. O restante dos inscritos virá daqueles atletas que estarão classificados para as provas individuais, havendo um limite de duas duplas por país. Nas provas individuais, também há um limite de dois atletas por país em uma mesma disciplina. Assim, cada país pode ter, no máximo, 30 atletas em Tóquio. Até o momento, a China possui 25 classificados (a fossa masculina tem uma vaga, enquanto o skeet masculino e a fossa mista não possuem nenhuma).

Já foram preenchidas 300 cotas (incluindo país-sede), restando 60 do total. Dessas, 12 virão dos rankings mundiais (uma para cada categoria individual), 16 dos dois Campeonatos Europeus em 2021; 24 da Tripartite; e oito serão realocadas. Um Europeu ocorrerá entre 26 de fevereiro a 8 de março de 2021, enquanto o outro entre 23 de maio e 6 de junho de 2021. Os rankings serão fechados em 6 de junho de 2021.

Brasil


Depois da medalha de prata de Felipe Wu na pistola de ar 10m da Rio-2016, o Brasil ainda não classificou nenhum atleta no tiro esportivo para os Jogos de Tóquio, e tem no ranking mundial a chance de não sair zerado do ciclo. Descartando-se os já classificados via outros meios, Emerson Duarte é o quinto colocado do ranking olímpico da pistola de tiro rápido 25m e está na briga pela única vaga disponível da categoria.

Serão distribuídas 12 vagas via ranking, uma para cada uma das provas do programa olímpico. Apenas uma etapa da Copa do Mundo do próximo ano valerá pontos ao ranking, ocorrendo entre março e abril, juntando-se às pontuações já obtidas entre 1º de setembro de 2018 e 31 de março de 2020. As vagas só serão sacramentadas em 6 de junho de 2021, quando o Europeu for encerrado.

Emerson também poderá ser beneficiado com a realocação de duas vagas disponíveis em sua disciplina. O Japão, que tem direito a uma vaga exclusiva por ser país-sede, conseguiu a classificação por outros meios e a cota pôde ser repassada. Além disso, nenhum atleta do Campeonato Africano atingiu a Pontuação Mínima de Qualificação (MQS, em inglês), obrigatória para garantir classificação olímpica (560 pontos), o que também fez a cota disponível para este torneio ficar vaga.

Com as realocações, ganharão as vagas aqueles atletas com o maior MQS, cujo país ainda não possui nenhum classificado naquela prova. Na linha sucessória, Emerson é o sexto colocado do "ranking" para as duas vagas da MQS. Sua pontuação é de 579 contra 581 dos classificados. Ter um bom desempenho nas próximas competições pode fazê-lo ultrapassar seus concorrentes e garantir a vaga olímpica.

Emerson Duarte é a esperança brasileira de conquistar uma vaga olímpica no Tiro Esportivo (Foto: Washington Alves/Exemplus/COB)

Países já classificados:
Carabina 3 posições masculino: Japão (país sede); Polônia, Estados Unidos, Noruega e China (Mundial de 2018); Estados Unidos (América); Hungria e Itália (Copa do Mundo #1); República Tcheca e China (Copa do Mundo #4); Coreia do Sul e Sérvia (Copa do Mundo #6); Belarus (Jogos Europeus); México e Argentina (Jogos Pan-Americanos); Índia e Noruega (Copa do Mundo #8); República Tcheca e Itália (Europeu de 2019); Austrália (Oceania); Índia, Irã e Cazaquistão (Ásia); Egito (África); restam 05 vagas.

Carabina de ar 10m masculino: Rússia, Croácia (2) e China (Mundial de 2018); Estados Unidos (América); China e Áustria (Copa do Mundo #1); Índia e Rússia (Copa do Mundo #4); Ucrânia e Itália (Copa do Mundo #6); Israel (Jogos Europeus); Estados Unidos e México (Jogos Pan-Americanos); Eslováquia e Austrália (Copa do Mundo #8); Austrália (Oceania); Índia, Taipé Chinês e Japão (Ásia); Egito (África); Hungria e Turquia (Europeu de 2020); restam 06 vagas.

Pistola de tiro rápido 25m masculino: China (02), França e Rússia (Mundial de 2018); Cuba (América); Alemanha, Estados Unidos e Ucrânia (Copa do Mundo #4); França, Rússia e Alemanha (Copa do Mundo #6); Turquia (Jogos Europeus); Cuba e Peru (Jogos Pan-Americanos); Paquistão e Coreia do Sul (Copa do Mundo #8); Itália e Azerbaijão (Europeu de 2019); Austrália (Oceania); Japão, Paquistão, Coreia do Sul e Tailândia (Ásia); restam 06 vagas.

Pistola de ar 10m masculino: Japão (país sede); Coreia do Sul (2), Rússia e Ucrânia (Mundial de 2018); Estados Unidos (América); Índia e Rússia (Copa do Mundo #1); Índia e Mongólia (Copa do Mundo #4); China (2) (Copa do Mundo #6); Ucrânia (Jogos Europeus); Cuba e Estados Unidos (Jogos Pan-Americanos); Turquia (2) (Copa do Mundo #8); Itália e Eslováquia (Europeu de 2020); Austrália (Oceania); Coreia do Norte, Irã e Paquistão (Ásia); Tunísia e Egito (África)restam 04 vagas.

Fossa masculina: Japão (país sede); Espanha, Eslováquia, Kuwait e Austrália (Mundial de 2018); Peru e México (América); Egito e China (Copa do Mundo #2)Croácia e Tailândia (Copa do Mundo #3)Chipre e Grã-Bretanha (Copa do Mundo #5); República Tcheca (Jogos Europeus); Estados Unidos (2) (Jogos Pan-Americanos); Rússia e Portugal (Copa do Mundo #7); República Tcheca e Grã-Bretanha (Europeu de 2019); Austrália (Oceania); Kuwait, Taipé Chinês e Catar (Ásia); Egito (África)restam 04 vagas.

Skeet masculino: Japão (país sede); Estados Unidos, Noruega, Itália e França (Mundial de 2018); Estados Unidos (América); Itália e República Tcheca (Copa do Mundo #2)Kuwait e Dinamarca (Copa do Mundo #3)Coreia do Sul e Finlândia(Copa do Mundo #5); Suécia (Jogos Europeus); Guatemala e Peru (Jogos Pan-Americanos); França e Egito (Copa do Mundo #7); Grécia e Chipre (Europeu de 2019); Austrália (Oceania); Índia (2) e Kuwait (Ásia); Egito (África)restam 05 vagas.

Carabina 3 posições feminino: Rússia, Alemanha, Croácia e Grã-Bretanha (Mundial de 2018); Estados Unidos (América); Suíça e China (Copa do Mundo #1); Coreia do Sul e Noruega (Copa do Mundo #4); Rússia e Noruega (Copa do Mundo #6); Sérvia (Jogos Europeus); Cuba e Estados Unidos (Jogos Pan-Americanos); Coreia do Sul e China (Copa do Mundo #8); Belarus e Dinamarca (Europeu de 2019); Austrália (Oceania); Japão, Índia e Irã (Ásia); Egito (África)restam 06 vagas.

Carabina de ar 10m feminino: Japão (país-sede)Coreia do Sul (2) e Índia (2) (Mundial de 2018); Estados Unidos (América); China (2) (Copa do Mundo #1); Irã e Dinamarca (Copa do Mundo #4); Romênia e Hungria (Copa do Mundo #6); República Tcheca (Jogos Europeus); Estados Unidos e Argentina (Jogos Pan-Americanos); Taipé Chinês e Irã (Copa do Mundo #8); Austrália (Oceania); Singapura, Mongólia e Indonésia (Ásia); Argélia (África); Rússia e Sérvia (Europeu de 2020); restam 05 vagas.


A Carabina de ar 10m feminina será a primeira prova dos Jogos Olímpicos a ter suas medalhas definidas. Na Rio 2016, a estadunidense Virginia Thrasher foi ouro (Foto: Valdrin Xhemaj/Lusa/EPA)

Pistola 25m feminino: Japão (país-sede)Ucrânia, Rússia, Alemanha e Taipé Chinês (Mundial de 2018); Estados Unidos (América); Bulgária e Alemanha (Copa do Mundo #4); Índia e Bulgária (Copa do Mundo #6); Suíça (Jogos Europeus); Estados Unidos e Equador (Jogos Pan-Americanos); China e Coreia do Sul (Copa do Mundo #8); França (2) (Europeu de 2019); Austrália (Oceania); Tailândia (2), Mongólia e Índia (Ásia); Tunísia (África); restam 04 vagas.

Pistola de ar 10m feminino: Grécia, Sérvia, Coreia do Sul e China (Mundial de 2018); Canadá (América); Taipé Chinês e Coreia do Sul (Copa do Mundo #1); Geórgia e Mongólia (Copa do Mundo #4); China e Índia (Copa do Mundo #6); Polônia (Jogos Europeus); Cuba e Equador (Jogos Pan-Americanos); Índia e Sérvia (Copa do Mundo #8); Áustria e Bulgária (Europeu de 2020); Austrália (Oceania); Coreia do Norte, Irã e Japão (Ásia); Egito (2) (África)restam 06 vagas.

Fossa feminino: Eslováquia, China, Itália e Austrália (Mundial de 2018); Estados Unidos e Guatemala (América); Itália e China (Copa do Mundo #2)França e Grã-Bretanha (Copa do Mundo #3)Estados Unidos e França (Copa do Mundo #5); Espanha (Jogos Europeus); México e Guatemala (Jogos Pan-Americanos); Austrália e Finlândia (Copa do Mundo #7); Rússia e San Marino (Europeu de 2019); Nova Zelãndia (Oceania); Líbano, Cazaquistão e Japão (Ásia); Egito (África)restam 05 vagas.

Skeet feminino: Japão (país sede); Estados Unidos (2), Eslováquia e Rússia (Mundial de 2018); Chile (América); Nova Zelândia e China (Copa do Mundo #2)Chipre e Polônia (Copa do Mundo #3); Itália (2) (Copa do Mundo #5); França (Jogos Europeus); Argentina e México (Jogos Pan-Americanos); China e Alemanha (Copa do Mundo #7); República Tcheca e Ucrânia (Europeu de 2019); Austrália (Oceania); Tailândia (2) e Coreia do Sul (Ásia); Marrocos (África)restam 05 vagas.

Carabina de ar 10m - Equipe mista: China e Rússia (Mundial de 2018) + atletas classificados no individual;

Pistola de ar 10m - Equipe mista: China e Rússia (Mundial de 2018) + atletas classificados no individual;

Fossa 10m - Equipe mista: Eslováquia e Rússia (Mundial de 2018) + atletas classificados no individual.

+ Volte para a Central do Guia dos Sistemas Qualificatórios Olímpicos Atualizados

Nenhum comentário:

Postar um comentário