Últimas Notícias

Guia dos Sistemas Qualificatórios Olímpicos Atualizados - Polo Aquático


Atualizado em 03 de maio de 2021

Status: Concluída.

Eventos/Vagas: 2 eventos (masculino e feminino) com 242 atletas (12 por seleção, com 10 países no torneio feminino e 12 no masculino)

Sistema qualificatório


A corrida olímpica do polo aquático começou em 2019, com a Liga Mundial garantindo as equipes campeãs de cada naipe nos Jogos Olímpicos. Na sequência, o Campeonato Mundial de Desportos Aquáticos de 2019, disputado em Gwangju, na Coreia do Sul, atribuiu mais três vagas (duas no masculino e uma no feminino).

O Japão está garantido nos dois eventos por ser o país-sede. Outras cinco vagas por naipe foram destinadas para as cotas continentais, por meio dos seguintes torneios:

  • Ásia - Jogos Asiáticos de 2018 em Jakarta, na Indonésia (uma vaga por naipe);
  • América - Jogos Pan-Americanos de 2019 em Lima, no Peru (uma vaga por naipe);
  • Europa - Campeonato Europeu de 2020 em Budapeste, na Hungria (uma vaga por naipe);
  • África - seleção automática (uma vaga por naipe);
  • Oceania - seleção automática (uma vaga por naipe).

Por fim, as últimas cinco vagas (três no masculino e duas no feminino) foram distribuídas nos Pré-Olímpicos Mundiais. O feminino classificou duas seleções em janeiro de 2021, enquanto o masculino garantiu outros três países em fevereiro.

Brasil


O Brasil não conseguiu classificar nenhuma das duas seleções para os Jogos Olímpicos. A equipe masculina chegou a disputar o Pré-Olímpico Mundial, mas foi eliminada na Primeira Fase. Já a equipe feminina sequer participou do evento, uma vez que Estados Unidos e Canadá já haviam conquistado as vagas reservadas ao continente americano no Liga Mundial de 2019 e no Pan de Lima, respectivamente.

A seleção masculina do Brasil disputou o Pré-Olímpico Mundial, mas ficou sem a vaga olímpica (Foto: Alexandre Loureiro/Exemplus/COB)

Países classificados

Masculino: Japão (país-sede); Sérvia (Liga Mundial); Itália e Espanha (Mundial de 2019); Estados Unidos (América); Austrália (Oceania); África do Sul (África); Hungria (Europa); Cazaquistão (Ásia); Croácia, Grécia e Montenegro (Pré-Olímpico Mundial).

Feminino: Japão (país-sede); Estados Unidos (Liga Mundial); Espanha (Mundial de 2019); Canadá (América); Austrália (Oceania); África do Sul (África); Rússia (Europa); China (Ásia); Hungria e Países Baixos (Pré-Olímpico Mundial).

Grupos do torneio olímpico

Masculino
Grupo A: África do Sul, Estados Unidos, Hungria, Grécia, Japão e Itália;
Grupo B: Austrália, Croácia, Sérvia, Espanha, Cazaquistão e Montenegro.

Feminino
Grupo A: Austrália, África do Sul, Países Baixos, Espanha e Canadá;
Grupo B: Comitê Olímpico da Rússia, China, Hungria, Estados Unidos e Japão.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar