Últimas Notícias

Guia dos Sistemas Qualificatórios Olímpicos Atualizados - Badminton


*Atualizado em 03 de maio de 2021

Status: Inconcluído. Os torneios restantes com distribuição de pontos para o ranking olímpico estão acontecendo. O ranking será fechado em 13 de junho de 2021.

Eventos/Vagas: 5 eventos com 172 atletas (38 no simples masculino, 38 no simples feminino, 32 nas duplas masculinas, 32 nas duplas femininas e 32 nas duplas mistas) OBS: “32 nas duplas” lê-se 16 equipes.

Sistema qualificatório

Apenas o ranking olímpico distribuirá vagas para os Jogos. A corrida olímpica foi iniciada em 29 de abril de 2019 e suspensa em 15 de março de 2020, por conta da pandemia. Com alguns eventos sendo realizados no final do ano passado e no começo deste ano, o ranking olímpico está sendo reaberto para ser fechado em 13 de junho de 2021, com a definição dos classificados a Tóquio.

Os 34 primeiros colocados do ranking simples garantirão vaga olímpica. Entre os 16 primeiros colocados, pode haver até dois atletas de um mesmo país. A partir do 17º, somente um atleta por país poderá se classificar. Além disso, todos os cinco continentes devem estar representados entre as distribuições de vagas, o Japão tem direito a um lugar por ser país-sede e três convites serão distribuídos a Tripartite.

Para os torneios de duplas, as 16 parcerias melhores colocadas no ranking de suas respectivas categorias se qualificarão para a Olimpíada. Há um limite de duas duplas por país se as mesmas estiverem entre os oito primeiros do ranking mundial, e uma a partir da nona colocação. Assim como na disputa individual, deve haver ao menos uma parceria para cada um dos cinco continentes. Para conferir todos os rankings, clique aqui.

Caso um mesmo atleta consiga classificações nos torneios de duplas e de simples, uma nova cota é aberta para a disputa individual. Assim, o ranking de simples acabará classificando mais atletas do que as 34 inicialmente previstas. No momento, até o 41 estão se garantindo no masculino, enquanto o feminino está tendo 38 classificadas.

Brasil

Medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, Ygor Coelho está numa posição confortável na disputa individual masculina, sendo o 22º do ranking olímpico e 50º do ranking mundial. No simples feminino, Fabiana Silva está quase no limite das vagas, sendo a 36ª colocada do ranking olímpico (68ª do mundo).


Ygor Coelho participou da Rio-2016 com 19 anos e está bem encaminhado para ir a mais uma Olimpíada (Washington Alves/COB)

Já nas duplas, a situação brasileira é um pouco mais complicada. Nas masculinas, a parceria dos irmãos Francielton e Fabrício Farias está na 59ª colocação do ranking mundial e, hoje, precisaria chegar ao 35º lugar para garantir uma vaga em Tóquio.

Mesma situação de Jaqueline e Sâmia Lima na disputa feminina. Hoje, estão em 56º lugar do ranking mundial e precisariam atingir a 21ª colocação para terem a vaga. Nas mistas, Fabrício Farias e Jaqueline Lima são 54º no ranking mundial e a vaga das Américas está com os canadenses Joshua Hurlburt-Yu e Josephine Wu, no 31º lugar.

*Últimos dados em 03 de maio de 2021

+ Volte para a Central do Guia dos Sistemas Qualificatórios Olímpicos Atualizados

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar