Últimas Notícias

Tempo Real - Atualizações sobre competições suspensas por conta do coronavírus



Acompanhe no nosso tempo real todos os cancelamentos, suspensões e/ou adiamentos de competições esportivas afetadas pelo crescente surto epidêmico do novo coronavírus.

Até o momento, 175.235 casos foram confirmados ao redor do mundo e 6.713 pessoas morreram. 162 países já tiveram alguma confirmação de infectado. O Brasil já tem 203 casos, mas nenhuma morte. (última atualização: 16 de março, 12h45).

Desde janeiro, quando o surto começou a se expandir pela China e Ásia, diversos eventos foram reprogramados. Torneios qualificatórios a Tóquio-2020 de diversas modalidades foram alterados e a preparação olímpica dos atletas foi muito comprometida.

O futuro dos Jogos Olímpicos de Tóquio é incerto. A preocupação é grande e o Governo do Japão defende o adiamento do evento. O Comitê Olímpico Internacional (COI), no entanto, mantém o mesmo discurso desde o surgimento dos primeiros casos, ressaltando que a Olimpíada ocorrerá conforme o planejado. Na quarta-feira, 11 de março, o presidente do comitê organizador de Tóquio-2020 reafirmou que os Jogos ocorrerão normalmente.

A tradicional cerimônia de acendimento da tocha olímpica aconteceu na quinta-feira, 12 de março, em Olímpia, na Grécia, mas sem a presença do público. Na Grécia, o percurso foi cancelado nesta sexta-feira, 13.  Há rumores de que o trajeto do revezamento da tocha pelo Japão também possa ser modificado.


  



RECENTES:


A Federação Internacional de Triathlon suspendeu todos os eventos do calendário até 30 de abril. Todos os rankings estão congelados a partir desta segunda-feira, 16.

- O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, garantiu que os Jogos Olímpicos de Tóquio acontecerão conforme o planejado, em julho. Thomas Bach, presidente do COI, disse que as suspensões dos torneios qualificatórios já causam "muitos problemas".

- A CONMEBOL suspendeu a fase de quadrangular final do Campeonato Sul-Americano de Futebol  Feminino Sub-20, que está sendo disputado na Argentina e dá duas vagas à Copa do Mundo da categoria. A seleção brasileira está invicta na competição e segue atenta aos próximos capítulos.

- A Federação Internacional de Tênis de Mesa cancelou TODOS os eventos do calendário até o final de abril. A medida vale a partir da próxima segunda-feira, 16, mas os organizadores do Aberto da Polônia optaram por suspender o evento pela metade.

- Esporte olímpico brasileiro já foi afetado. Todos os jogos do NBB (Novo Basquete Brasil) não terão torcidas até 18 de março. O Jogo das Estrelas do NBB, que aconteceria no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, entre 20 e 21 de março, foi adiado. A Superliga suspendeu todos os jogos por 15 dias.

- Diversos campeonatos estaduais de futebol terão torcida única já neste final de semana.




Histórico:
Janeiro
27.01 - Pré-Olímpico Asiático de boxe foi transferido de Wuhan, na China, para Amã, na Jordânia.
27.01 - Pré-Olímpico Asiático de futebol feminino foi transferido de Wuhan, na China, para Sydney, na Austrália.
30.01 - A seleção chinesa de futebol feminino teve que ficar em quarentena na Austrália.
30.01 - Mundial de Atletismo Indoor de Nanjing, na China, foi adiado para 2021.
31.01 - Pré-Olímpico de basquete feminino foi transferido de Foshan, na China, para Belgrado, na Sérvia. Ainda assim, a China conseguiu sua vaga olímpica mais tarde.


Fevereiro
01.02 - Os esportes de inverno começaram a ser afetados. Etapas da Copa do Mundo de Esqui Alpino, na China, foram canceladas.
03.02 - O COI se manifestou, pela primeira vez, a respeito do coronavírus. Ligou o alerta, mas indicou "planejamento normal" para os Jogos.
05.02 - COI e IPC vieram a público afastar temores de um possível cancelamento dos Jogos.
12.02 - A China anunciou sua retirada do Pré-Olímpico de handebol feminino. Em seu lugar, entrou a Tailândia.
13.02 - As etapas de Hong Kong e Singapura da World Series de rugby sevens foram adiadas  de abril para outubro.
16.02 - A seleção chinesa de futebol feminino foi notificada de que não poderia receber em sua casa o jogo decisivo da vaga olímpica contra a Coreia do Sul.
17.02 - Antes da epidemia chegar com força na Europa, torneios qualificatórios olímpicos da vela, foram transferidos da China para a Itália.
18.02 - A Maratona de Tóquio foi cancelada para amadores. Apenas atletas de elite puderam competir.
18.02 - A equipe chinesa de ginástica artística desistiu da Copa do Mundo de Melbourne.
19.02 - A Rússia se ofereceu para receber os eventos esportivos realocados da China.
20.02 - Um candidato a prefeito de Londres abriu as portas para que a cidade recebesse os Jogos Olímpicos caso Tóquio não tivesse condições de sediar o evento. Foi duramente advertido posteriormente.
21.02 - Pré-Olímpico Asiático de taekwondo foi transferido de Wuxi, na China, para Amã, na Jordânia.
23.02 - Pré-Olímpico Asiático de wrestling foi transferido pela primeira vez, indo de Xi'An, na China, para Bishkek, no Quirguistão. Mais tarde, o Quirguistão desistiu de sediar o evento.
24.02 - Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno foi transferido de Xiamen, na China, para o México.
24.02 - A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, criticou duramente as palavras do candidato à prefeito de Londres sobre uma transferência dos Jogos.
24.02 - A Europa começou a ser atingida, assim como os esportes paralímpicos. A Copa do Mundo de Natação Paralímpica da Itália foi cancelada.
25.02 - Dick Pound, membro mais antigo do COI, afirmou que a entidade teria até maio para definir o futuro dos Jogos de Tóquio.
25.02 - Mundial de tênis de mesa por equipes, que aconteceria em Busan, na Coreia do Sul, foi adiado ainda sem data definida.
26.02 - O presidente do COI, Thomas Bach, disse não existir chances de cancelamento dos Jogos.
26.02 - A equipe chinesa de badminton testou negativo para o coronavírus e foi liberada para jogar alguns torneios na Europa.
27.02 - O problema é que um desses torneios de badminton, o Aberto da Alemanhafoi cancelado.
27.02 - A seleção sul-africana de futebol cancelou um jogo amistoso com o Japão.
27.02 - Evento de judô paralímpico em Tóquio foi cancelado.
28.02- Com o avanço do vírus, o comitê organizador dos Jogos já passou a considerar o reescalonamento do percurso do revezamento da tocha olímpica.
28.02 - Mundial de Patinação Velocidade em Pista Curta, que iria ocorrer na Coreia do Sul, foi cancelado.
29.02 - O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) lançou uma cartilha recomendando que os atletas tomassem precauções em viagens à países com alto número de casos confirmados de Covid-19.


Março
01.03 - Pré-Olímpico de polo aquático feminino foi adiado de março para maio. Segue na Itália.
01.03 - Pré-Olímpico da Ásia e Oceania de remo foi transferido da Coreia do Sul para a Áustria.
02.03 - Seiko Hashimoto, ministra olímpica, admitiu a possibilidade de transferir os Jogos para o fim de 2020.
04.03 - Russos desistiram das etapas dos EUA e do Japão da Copa do Mundo de Ginástica Artística.
04.03 - Pré-Olímpico de basquete 3x3, previsto para a Índia, foi adiado ainda sem data definida.
05.03 - Apesar da epidemia já tomar conta da Europa, a FIS manteve as últimas etapas da Copa do Mundo de Esqui Alpino.
05.03 - Quirguistão desistiu de sediar o Pré-Olímpico Asiático de wrestling.
06.03 - Apesar de ter dois casos confirmados, o governo do Marrocos ordenou que TODOS os eventos no país fossem cancelados. Premier League de Caratê, Grand Prix de Judô e Pré-Olímpico da África e Oceania de Wrestling foram afetados.
06.03 - Evento-teste de rugby sevens para Tóquio-2020 foi cancelado.
06.03 - Etapa de Abu Dhabi da World Triathlon Series foi cancelada.
07.03 - Cerca de 340 crianças japonesas foram barradas de participarem do revezamento da tocha olímpica.
08.03 - Os estragos da epidemia atingiram a América. O Mundial de Hóquei no Gelo feminino, que ocorreria no Canadá, foi cancelado.
08.03 - Um dos mais tradicionais do mundo, torneio de tênis Masters 1000 de Indian Wells foi cancelado.
09.03 - Federação Internacional de Judô cancelou todos os eventos do calendário até o final de abril.
10.03 - A data-limite da corrida olímpica do judô foi alterada para 30 de junho.
10.03 - Aberto do Japão, etapa platinum do Circuito Mundial, foi cancelado e pode ter afetado a corrida olímpica da modalidade.
10.03 - Um dos membros do conselho executivo de Tóquio-2020 afirmou que os Jogos pudessem ser adiados entre um ou dois anos.
11.03 - Presidente do comitê organizador dos Tóquio-2020 rebateu os discursos de adiamento e reafirmou que o planejamento segue o cronograma inicial.
11.03 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou o coronavírus uma pandemia.
11.03 - A maior liga de basquete do mundo, a NBA, anunciou a suspensão da temporada. Um jogador do Utah Jazz testou positivo para o coronavírus.
11.03 - As duas primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo de Futebol de 2022 foram adiadas, ainda sem data prévia.
12.03 - O Mundial de Patinação Artística foi cancelado pela ISU.
12.03 - Calendário da ATP foi suspenso por seis semanas.
12.03 -  Pré-Olímpico das Américas de Boxe, previsto para começar em 26 de março, foi suspenso.
12.03 - A Premier League de Madri, na Espanha, será realizada com portões fechados e valerá pontos para a corrida olímpica. O brasileiro Vinicius Figueira está na briga pela última vaga da categoria até 67kg.
12.03 - As duas primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo de Futebol de 2022 foram adiadas, ainda sem data prévia.
12.03 - A etapa de Stuttgart da Copa do Mundo de Ginástica Artística foi cancelada.
12.03 - Os Pré-Olímpicos de handebol feminino foram mantidos para março. Um dia depois, a IHF voltou atrás e suspendeu todos os eventos.
12.03 - Troféu Princesa Sofia e Mundial da Classe 470 da vela foram suspensos.
12.03 - A World Surf League (WSL) cancelou TODOS os eventos próximos, incluindo a primeira grande etapa principal de Gold Coast e a premiação dos melhores atletas de 2019.
12.03 - O quadrangular final do Campeonato Sul-Americano de Futebol Feminino Sub-20, que aconteceria na Argentina, foi suspenso.
12.03 - As etapas de Las Vegas e de Pequim da Street League Skateboarding (SLS) foram canceladas. O Campeonato Mundial da modalidade, a ocorrer em Londres, em maio, segue sob supervisão.
13.03 - A perna grega do Revezamento da Tocha Olímpica foi cancelada por causa da aglomeração de pessoas que poderia aumentar o risco de transmissão do novo coronavírus.
13.03 - A Federação Internacional de Esportes Aquáticos (FINA) adiou o Pré-Olímpico masculino de Polo Aquático.
13.03 - A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anuncia o adiamento do inicio da Liga das Nações.
13.03 - A Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) suspendeu todas as competições até o meio de abril.
14.03 - A Global Champions Tour de Saltos no Hipismo adia três etapas.
14.03 - O Mundial feminino de curling foi cancelado.
14.03 - A Federação Mundial de Handebol (IHF) adiou os Pré-Olímpicos da modalidade.
14.03 - A World Athletics adiou o Mundial de Marcha Atlética.

Foto: Reuters

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar