Guia dos Jogos Parapan-Americanos 2019



Começa no dia 23- mas já tendo competições no dia 22 - os Jogos Parapan-americanos de Lima. E no âmbito continental, o Brasil é potência das Américas, ficando em primeiro no quadro de medalhas desde o Parapan do Rio de janeiro em 2007. E para manter a hegemonia, que é o objetivo do comitê paraolímpico Brasileiro (CPB), o Brasil levará a maior delegação da história, com 337 atletas (contando com atletas guias e acompanhantes). Nesse pequeno guia, vamos mostrar um pouco da história do Parapan e os destaques do Brasil nas modalidades. 

História 



Os Jogos Parapan-Americanos tiveram sua origem em solo canadense, em 1967, em Winnipeg. Na ocasião, seis países se reuniram para a disputa apenas em modalidades para cadeirantes. Até 1995, nove edições similares para modalidades e classes específicas foram realizadas. 

Somente a partir de 1999, na Cidade do México (MEX), a competição ganhou o nome de Jogos Parapan-Americanos e reuniu atletas com diferentes tipos de deficiência em quatro modalidades, isso tudo sob a chancela do Comitê Paralímpico Internacional (IPC). A cada edição, o número de atletas e modalidades em disputas aumenta. A de Lima será a maior da história

Desde 1999, os atletas brasileiros já conquistaram 1.026 medalhas em Jogos Parapan-Americanos, sendo 445 de ouro, 310 de prata e 271 de bronze. Nas três últimas edições, Rio 2007, Guadalajara 2011 e Toronto 2015 o Brasil terminou os Jogos na primeira posição do quadro de medalhas. E no último Parapan vem o recorde de medalhas conquistas, 257, de ouros, 109, e de pratas, 74. O recorde de medalhas de bronze conquistadas é do Parapan do Rio de Janeiro em 2007, com 81 medalhas. 

Além do Brasil, outras nações com destaque continental são o Canadá, Estados Unidos, México, Colômbia e Cuba.

Lima 2019 


Esta é a primeira vez que o país sediará um evento paralímpico internacional de grande porte. A competição, que terá início no dia 23 de agosto e encerará no dia 1º de setembro, será a maior da história, com 1.890 atletas, de 33 países em 17 modalidades. A competição na capital peruana marcará a estreia de três modalidades no programa dos Jogos Parapan-Americanos: Parabadminton, parataekwondo e tiro esportivo. Já o tiro com arco paraolímpico foi retirado do programa do Parapan. 

Clique no esporte de sua preferência abaixo para ver suas previsões:






Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes