Últimas Notícias

Após candidatura do Catar, Indonésia reforça interesse de sediar Jogos Olímpicos de Verão de 2032

O Comitê Olímpico da Indonésia (KOI) solicitou ao governo local que apoiasse totalmente a candidatura do país para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2032. O pedido busca reforçar o interesse da nação asiática em receber o evento e vem alguns dias depois de o Catar anunciar sua intenção de lançar uma candidatura.

O presidente do KOI, Raja Sapta Oktohari, em uma declaração divulgada pelo jornal local Jakarta Post na quarta-feira (05), afirmou ter pedido ao Governo total suporte para levar as Olimpíadas ao Sudeste Asiático pela primeira vez. 

“Precisamos de grande apoio do governo. Todo esse tempo, ainda precisamos tomar medidas significativas para realizar nossa ambição de sediar o evento”, disse Oktohari. "O Catar escreveu ao COI [Comitê Olímpico Internacional] afirmando sua intenção de participar do processo de licitação na semana passada. Mais países demonstraram seriedade em sediar as Olimpíadas de 2032, então nós também devemos fazer o mesmo".

Surgindo como sede de grandes torneios, a Indonésia recebeu os Jogos Asiáticos de 2018, nas cidades de Jakarta e Palembang. Segundo Oktohari, a experiência de ter recebido os jogos continentais pode ajudar a “convencer o mundo de que o país é capaz de receber uma edição de Jogos Olímpicos”.

Jakarta e Palembang receberam mais de 11 mil atletas durante os Jogos Asiáticos de 2018 (Foto: REUTERS/Darren Whiteside)

A Indonésia enviou sua carta formal de proposta ao presidente do COI, Thomas Bach, em fevereiro de 2019. O presidente da Indonésia, Joko Widodo, havia dito a Bach em uma reunião durante os Jogos Asiáticos em Jacarta que a Indonésia estava pronta para as Olimpíadas.

Em março deste ano, Oktohari disse que Jacarta era a única cidade viável para receber os Jogos em 2032, dada a estratégia de sustentabilidade do COI e os outros requisitos da Agenda 2020. Havia especulações de que a futura capital do país em Kalimantan Oriental poderia ser uma opção, mas essa ideia foi descartada.

Além da Indonésia e do Catar, Alemanha, Austrália, Coreia do Norte/do Sul (possível candidatura conjunta), Espanha, Índia e Países Baixos também realizaram estudos de viabilidade para receber os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2032 e despontam como potenciais candidatos.

Apesar do alto número de interessados, o COI ainda não estabeleceu um cronograma para a eleição da sede dos Jogos de 2032, devido ao adiamento das Olimpíadas de Tóquio. Além disso, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2030 deverão ter sua sede definida primeiro.


Foto: REUTERS/Willy Kurniawan

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar