Região do Reno-Ruhr, na Alemanha, entra na corrida para sediar os Jogos Olímpicos de 2032 - Surto Olimpico

Anúncio

Anúncio

Região do Reno-Ruhr, na Alemanha, entra na corrida para sediar os Jogos Olímpicos de 2032

Compartilhe

A Alemanha quer receber os Jogos Olímpicos de 2032. A Federação Alemã de Esportes Olímpicos (DSB, em alemão) já estuda suas condições há um bom tempo e, atualmente, considera a região do Reno-Ruhr como o único candidato possível para receber um evento de tamanho porte.

Berlim também manifestou interesse de representar a candidatura alemã na corrida eleitoral de 2032. Entretanto, devido à forte dianteira tomada pelo Reno-Ruhr, a capital germânica já planeja se candidatar para os Jogos de 2036, cem anos após a realização da primeira olimpíada na cidade.

A região metropolitana do Reno-Ruhr é a maior da Alemanha, com uma população de mais de 10 milhões de habitantes. O local abriga algumas importantes metrópoles alemãs, como Dortmund, Dusseldorf, Duisburg, Leverkusen, Monchengladbach, Gelsenkirchen e Colônia.

Ao ler os nomes das cidades, os fãs de futebol arregalam os olhos. Grandes equipes da Bundesliga (campeonato alemão) são da região. O Reno-Ruhr possui 16 estádios com capacidade maior que 30 mil habitantes, o que mostra que o vale possui infraestrutura adequada para receber eventos de grande porte. Por outro lado, nenhum dos estádios possui pista de atletismo, o que é um ponto negativo nas exigências do COI.

Uma pesquisa foi encomendada pela DSB, em que moradores locais foram questionados sobre suas opiniões a respeito de sediar as Olimpíadas. A federação definiu "uma imagem de humor agradável no Reno-Ruhr e nos municípios envolvidos".  

A Alemanha mantém um otimismo entre dirigentes e políticos, apesar do país já ter fracassado em seis oportunidades anteriores. A última delas foi com Hamburgo, que não foi aceita pelo COI para receber a Olimpíada de 2024.

A definição alemã sobre sua candidatura oficial deverá sair em 5 de dezembro deste ano, em uma assembleia, em Munique. Apesar das boas esperanças da população, ganhar a eleição para receber os Jogos de 2032 será uma tarefa muito difícil.

Queensland, na Austrália, aparece como principal favorito no momento. A expectativa é de que o estado australiano envie um documento formal até o meio deste ano. Madri, na Espanha, e Rotterdam-Amsterdam, nos Países Baixos, também já manifestaram interesse, assim como Jacarta, na Indonésia, Nova Delhi, na Índia, e Coreia do Sul e Coreia do Norte (em conjunto).

Com as mudanças no regulamento da escolha da sede olímpica, o COI pode anunciar o vencedor a qualquer momento, e não mais em sete anos, como era feito antigamente. Especula-se a decisão seja tomada em 2022.

Foto: Michael Gaida/Pixabay

Nenhum comentário:

Postar um comentário