Países Baixos entra na disputa para sediar os Jogos Olímpicos de 2032


Depois de Austrália, Espanha, Índia, Indonésia e Coreia do Sul e do Norte (em conjunto), mais um país entrou na corrida para sediar a Olimpíada de 2032. De acordo com reportagens locais, os Países Baixos estão discutindo a possibilidade de receber os primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos da próxima década. A ideia caminha a passos lentos, mas conta com o apoio de políticos, atletas e pessoas influentes.

Uma das líderes do Comitê Olímpico Neerlandês (NSF), Anneke van Zanen-Nieberg, admitiu ao portal NU que existem movimentações iniciais para executar o projeto. "Essas iniciativas sempre estarão lá e gostamos disso, porque o sonho de organizar os Jogos nos Países Baixos está sempre vivo conosco", disse a oficial.

Os políticos neerlandeses não agem com euforia quanto à possibilidade de sediar uma Olimpíada. O ministro do esporte, Bruno Bruins, disse que qualquer financiamento público contaria com um forte apoio popular, mas pediu cautela a todos, pois acredita ser muito cedo para quaisquer ânimos.

Os Países Baixos já receberam, anteriormente, o maior evento esportivo do planeta, em 1928, quando Amsterdã foi a cidade-sede. A ideia do país era propor uma candidatura para sediar os Jogos de 2028, como comemoração dos 100 anos da primeira recepção neerlandesa, mas o projeto foi abandonado em 2012.

Com as mudanças na escolha da sede aprovadas pelo COI no ano passado, os neerlandeses ergueram os olhos e sentiram-se confortáveis em discutir uma possível candidatura para 2032.

Antes, o COI abria as campanhas de vistoria aos locais cerca de nove anos antes da realização dos Jogos. A escolha das sedes era feita com sete anos de antecedência. Agora, com a Comissão dos Jogos do Futuro, a entidade mantém um diálogo contínuo com as propostas interessas, não havendo mais prazos para as escolhas finais.

O país das bicicletas entra numa forte briga para receber os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2032. Queensland, na Austráliaespera enviar uma proposta oficial ainda este ano e aparece como principal favorito no momento. Espanha, Índia, Indonésia e Coreia do Sul e do Norte (em conjunto) também já manifestaram interesse.

Como não há datas certas para a escolha oficial da sede por parte do COI, não se sabe quando será o anúncio, mas especula-se que a definição ocorra em 2022. 

Foto: Elthan Hu/Unsplash

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes