Últimas Notícias

Governo da Espanha estuda enviar proposta oficial da candidatura de Madri para sediar a Olimpíada de 2032 em breve


A Espanha segue empolgada em receber os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2032. Nesta semana, o recém-nomeado Ministro da Cultura e do Esporte do país, José Rodríguez Uribes, anunciou que estuda lançar uma proposta oficial, em breve, para que Madri hospede o evento. 

A capital espanhola como sede da Olimpíada de 2032 é um assunto que está em pauta desde setembro de 2019, quando José Luis Martínez-Almeida propôs a ideia assim que tomou posse como prefeito da cidade. De acordo com o El Mundo, a proposta tem amplo apoio político, mas baixo apelo popular. 

Depois que Barcelona foi sede em 1992, a Espanha não recebeu mais uma edição dos Jogos Olímpicos, mas não foi por falta de tentativas. O país europeu foi rejeitado em cinco oportunidades desde então: a candidatura de Sevilla foi negada em 2004 e em 2008, enquanto Madri perdeu as três últimas eleições, em 2012, 2016 e 2020. 

Após a última derrota madrilenha, em 2013, quando Tóquio foi escolhida sede da Olimpíada de 2020, a prefeita da cidade na época, Ana Botella, disse que Madri estava desistindo de tentar receber os Jogos após diversas tentativas fracassadas.

Porém, com as mudanças nos critérios da escolha de sede do COI, o novo prefeito da capital espanhola empolgou-se e se viu dentro dos conformes para receber a Olimpíada em 2032.

A tarefa, no entanto, não será fácil, já que a concorrência é grande. Queensland, na Austrália, aparece como principal favorita do COI. Indonésia, Alemanha e Índia também já manifestaram interesse de sediar o evento.


Cobiça é grande: Olimpíada de Inverno de 2030 também é uma meta para os espanhóis

Não bastando as dificuldades encontradas pelo país para receber uma edição de verão, a Espanha também mira receber os Jogos Olímpicos de Inverno. O governo espanhol está desenvolvendo uma oferta para que a região de Pirineus-Barcelona hospede os Jogos de 2030.

Assim como nos Jogos Olímpicos de Verão, as tentativas da Espanha de sediar edições de inverno não obtiveram sucesso, perdendo as campanhas de 1998, 2002, 2010 e 2014. 

Na última semana, o COI confirmou que existem apenas as propostas de Salt Lake City e Sapporo concorrendo com o projeto espanhol. A ousadia de querer sediar duas Olimpíadas num período de dois anos, porém, não deve ser aceita pelo COI.

Não há uma data definida, mas é esperado que a sede de 2030 seja anunciada no ano que vem. Logo depois, por volta de 2022, a sede de 2032 deverá ser escolhida.

Foto: Jorge Fernandez Salas

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar