Últimas Notícias

Pesquisa mostra que 60% dos japoneses querem que a Olimpíada de Tóquio seja cancelada


Em meio à alta de casos de coronavírus no Japão, o ceticismo da população local quanto à realização da Olimpíada e Paralimpíada de Tóquio continua grande. Uma pesquisa de opinião divulgada neste domingo (16) pela agência Kyodo News mostrou que 59,7% dos japoneses querem que os Jogos sejam cancelados, faltando 68 dias para sua abertura.


No momento, o Japão vive uma chamada "quarta onda" de infecções de Covid-19. Tóquio, Osaka e outras duas prefeituras metropolitanas estão inseridas em um estado de emergência desde o final do último mês, numa tentativa de conter a disseminação das novas variantes. Neste domingo, mais seis prefeituras passaram a fazer parte deste decreto, incluindo Hokkaido, que receberá as provas de rua do atletismo durante a Olimpíada.


Apesar da insatisfação do povo japonês, que tem intensificado os protestos anti-Olimpíadas nas últimas semanas - uma petição pedindo o cancelamento dos Jogos reuniu mais de 350 mil assinaturas -, o comitê organizador já afirmou repetidas vezes que os Jogos serão realizados. Um protocolo sanitário foi divulgado e os "últimos" ajustes estão sendo feitos antes da abertura.


Uma das indefinições dos organizadores ainda é a questão da torcida. Eles já definiram que apenas residentes japoneses poderão assistir aos Jogos, mas a quantidade liberada será definida em junho. Quanto a isto, a pesquisa deste domingo mostrou que 25,2% da população acredita que eles deverão ser realizados sem público, enquanto 12,6% são a favor da presença de um número limitado de espectadores.


Entre outros dados analisados pela pesquisa, 85% dos japoneses opinaram que a vacinação contra o coronavírus no país tem sido lenta, enquanto 90,3% se disseram ansiosos com as novas variantes do vírus. Cerca de 71,5% estão insatisfeitos com a forma como o governo de Suga Yoshihide tem lidado com a pandemia. A taxa de rejeição do primeiro-ministro está em 47,3%.


Foto de capa: Reuters

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar