Atletas serão testados diariamente durante os Jogos Olímpicos de Tóquio - Surto Olímpico

Pesquisar:

Arquivo do blog

Últimas Notícias

Atletas serão testados diariamente durante os Jogos Olímpicos de Tóquio

Compartilhe


O Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio divulgou nesta quarta-feira (28) a segunda versão do "Playbook", um livro de regras com as condutas sanitárias a serem seguidas na Olimpíada e a Paralimpíada. O principal destaque da atualização é que os atletas e todos os envolvidos serão testados diariamente ao longo do período de competições, a fim de manter controlada a crise do coronavírus durante os megaeventos.


A edição original dos Playbooks foi lançada em fevereiro deste ano e atualizações já eram esperadas com a chegada dos Jogos Olímpicos. De acordo com um comunicado dos organizadores, porém, as medidas implementadas nesta segunda versão também foram desenvolvidas em resposta às novas variantes de coronavírus surgidas nos últimos meses.


Além dos testes diários durante a estadia no Japão, os participantes precisarão apresentar dois testes negativos de Covid-19 antes de viajar ao país. Os esportistas e aqueles com contato próximo a eles serão testados durante os Jogos de acordo com o cronograma de competições, variando a data e o horário a depender dos eventos do dia.


Todos os demais participantes, que não possuem contato direto com os atletas, como dirigentes e imprensa, serão testados diariamente somente nos três primeiros dias de estadia na capital japonesa. Depois disso, serão examinados regularmente, também a depender do cronograma dos eventos e da proximidade com os esportistas.


Outros pontos principais são que os participantes serão proibidos de utilizar o transporte público, para que não haja contato com a população local, devendo usar apenar os veículos especiais disponibilizados pela organização. O mesmo ocorrerá na questão da alimentação: só será permitido comer em locais onde as medidas sanitárias contra a Covid-19 são seguidas à risca.


Por fim, além das regras sanitárias, o Comitê Organizador reiterou a decisão a respeito da quantidade de espectadores permitida nas instalações esportivas durante os Jogos só será tomada em junho, praticamente às vésperas da abertura. Vale lembrar que os megaeventos só contarão com público local, já que os torcedores estrangeiros foram barrados pela organização


Foto de capa: Franck Robichon/Pool/AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário