Últimas Notícias

Alemão Dimitrij Ovtcharov surpreende e conquista WTT Contender de Doha


 

O Circuito Mundial de tênis de mesa de 2021 já começou com uma "surpresa". Sem a presença de chineses, o alemão Dimitrij Ovtcharov conquistou o torneio de simples do WTT Contender de Doha, o primeiro evento internacional do ano. Número 12 do mundo, ele derrotou três atletas do top-10 em sua campanha, incluindo o cabeça de chave 1, Tomokazu Harimoto, na semi e o taiwanês Lin Yun-Ju na final. 


Ovtcharov teve uma atuação de gala no torneio catari. Ranqueado como cabeça de chave número 5, ele estreou já na chave principal e venceu quatro jogos antes da grande final, disputada na manhã deste sábado (06). Ele passou, em ordem: pelo iraniano Noshad Alamiyan (3 a 1), pelo francês Emmanuel Lebesson (3 a 1), pelo sueco Mattias Falck, 9º do mundo, (3 a 2) e por Harimoto (4 a 2).


Empolgado pela vitória sobre o japonês, quinto colocado do ranking mundial e principal favorito a vencer a competição, Ovtcharov não deu chances para Lin Yun-Ju na decisão. Focado, venceu os três primeiros games (11-7, 14-12, 12-10), conseguindo uma bela virada na segunda parcial, cedeu o quarto game ao adversário (6-11), mas decretou sua vitória logo em seguida (11-6), fechando o duelo em 4 a 1.


Atualmente na 12ª colocação do ranking mundial, Ovtcharov deve subir para a décima posição com o título em Doha. Dono de quatro medalhas olímpicas (três por equipes e uma individual), o alemão chegou a ser número 1 do mundo no início de 2018, mas deixou o top-10 ao final do mesmo ano, tendo conseguido voltar em um único mês durante esses dois anos, em fevereiro de 2020.


Fora o torneio de simples masculino, os asiáticos foram dominantes em todas as outras quatro disputas do WTT Contender. A japonesa Mima Ito confirmou seu favoritismo e venceu o individual feminino, batendo a compatriota Hina Hayata na decisão, por 4 a 2. Miyuu Kihara, também do Japão, e Yu Mengyu, de Singapura, ficaram em terceiro lugar.


O Japão também triunfou nas duplas femininas, com Kasumi Ishikawa/Miu Hirano, que venceram as taiwanesas Chen Szu-Yu/Cheng Hsien-Tzu, na final. O Taiwan, por sua vez, levou as duplas mistas, com Lin Yun-Ju/Cheng I-Ching, deixando Emmanuel Lebesson/Yuan Jia Nan, da França, com a prata.


Outra surpresa foi vista nas duplas masculinas. Os argentinos Gaston Alto e Horácio Cifuentes venceram três partidas, incluindo os cabeças de chave número 2, Qiu Dang/Benedikt Duda, da Alemanha, e chegaram até a final do torneio. Apesar da bela campanha, acabaram sendo derrotados pelos sul-coreanos Cho Daeseong/Lee Sangsu.


Vale lembrar que o WTT Contender é uma das competições implementadas pela federação internacional para o novo circuito de tênis de mesa, que estreia nesta temporada. Com o encerramento dele, já foi iniciado, também em Doha, o WTT Star Contender. Enquanto o Contender deu 400 pontos ao campeão, o Star Contender dará 600. 


Entre os brasileiros no WTT Contender, destaque para Hugo Calderano, que era cabeça de chave número 2 em simples e foi eliminado nas quartas de final pelo francês Simon Gauzy. Gustavo Tsuboi foi eliminado em sua estreia na chave principal, justamente por Calderano, enquanto Vitor Ishiy, Thiago Monteiro e Eric Jouti caíram ainda no quali.


Única mulher brasileira na competição, Bruna Takahashi foi eliminada em sua estreia na chave principal. Ela também disputou o quali das duplas mistas ao lado de Vitor Ishiy, mas acabaram derrotados. Ishiy, aliás, também se juntou a Tsuboi para disputar as duplas masculinas, e perderam na estreia da chave principal. 


Agora, os brasileiros viram a chave e já miram a disputa do WTT Star Contender, cujo quali teve início neste sábado (6): Thiago Monteiro (84º) enfrenta o dinamarquês Anders Lind (81º); Vitor Ishiy (59º) encara o taiwanês Liao Cheng-Ting (119º); e Eric Jouti (88º) terá o francês Alexandre Cassin (143º) pela frente.


Foto:  AFP/SID/Karim Jaafar

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar