Últimas Notícias

Coric salva seis match points, vira contra Tsitsipas em batalha de mais de quatro horas e avança no US Open


O tenista croata Borna Coric precisou salvar seis match points e dez oportunidades de quebra, para virar o confronto de 4h36 para cima do grego Stefanos Tsitsipas e vencer por 3 sets a 2 (6-7 [2], 6-4, 4-6, 7-5 e 7-6 [4]). Com a vitória, o atual número 32 do ranking mundial avança às oitavas de final do US Open pela segunda vez na carreira, igualando seu melhor desempenho no torneio, obtido em 2018.

O primeiro set foi marcado pelo equilíbrio já esperado antes mesmo do início da partida. Coric começou quebrando o serviço do tenista grego, que devolveu  a quebra na sequência. O jogo seguiu empatado nos games seguintes, sendo necessário um tiebreak para definir a vitória na parcial. 


Mais solto no desempate, Tsitsipas conquistou três mini-quebras e conseguiu abrir margem para vencer o primeiro set por 7-6 (7-2 no tiebreak). 

A partida seguiu equiparada na segunda parcial. Enquanto Tsitsipas disparou seis aces, Coric teve um aproveitamento melhor nos pontos jogados no primeiro saque (80%). No décimo game, o croata consequiu utilizar uma das seis oportunidades que teve para quebrar o saque do grego, fechando o set por 6-4. 

Mesmo cometendo mais erros que Coric (5 a 2), Tsitsipas venceu o terceiro set, após efetuar a quebra de saque contra o adversário no nono game, e confirmar seu serviço na sequência. O grego disparou oito bolas vencedoras e fez três aces, enquanto o croata acertou apenas 64% de seu primeiro saque na parcial. 

Tudo levava a crer que Tsitsipas, atual número 6 do ranking mundial, venceria a partida no quarto set, após abrir 2 sets a 1. Fulminante, o grego liderava a quarta parcial por 5-1, mas sucumbiu diante Coric, que salvou seis match points e devolveu duas quebras de serviço, empatando a parcial em 5-5. 

No 12º game o croata quebrou pela terceira vez o serviço do grego no quarto set, fechando em 7-5 e empatando o jogo em 2 sets a 2. 

Após quatro games rápidos no inicio do quinto set, Tsitsipas conseguiu jogar de forma mais agressiva e quebrou o saque de Coric pela quinta vez em toda a partida, para fazer 3-2. Mas novamente o grego não conseguiu abrir vantagem no placar, sendo quebrado na sequência. 

No nono game da quinta parcial, Coric precisou salvar três break points para confirmar seu saque e manter-se vivo na partida. O confronto seguiu empatado, até que no 11º game o croata precisou salvar mais um break point. Após tanto equilíbrio, a partida precisou ser definida no tiebreak. 

Coric conseguiu abrir 4-2 no desempate após duas duplas-faltas de Tsitsipas. Depois foi necessário apenas manter a vantagem para vencer o tiebreak por 7-4 e concretizar sua vitória de virada. 

As estatísticas ao final da partida demonstram todo seu equilíbrio. Mesmo vencendo o jogo, Coric anotou 172 pontos, contra 177 de Tsitsipas. Ele também fez menos winners, 53 a 59. Além disso, o croata teve apenas quatro aces, contra 16 do grego. Porém, obteve melhor aproveitamento nas quebras de serviço, 46% contra 35% do adversário. 

Nas oitavas de final, Coric encara o australiano Jordan Thompson, número 63 do mundo, que teve uma partida tranquila contra o cazaque Mikhail Kukushkin, ao vencer por 3 sets a 0.


Foto: Darren Carroll/USTA

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar