Últimas Notícias

Eslovena Tina Sutej estabelece melhor marca do ano no salto com vara, com 4,75m


Em sua primeira competição na temporada ao ar livre, a eslovena Tina Sutej fez bonito. Disputando a Copa da Eslovênia de Atletismo, em Liubliana, neste domingo, ela conseguiu 4,75m no salto com vara e assumiu a liderança do ranking da temporada na disciplina, além de ter estabelecido um novo recorde nacional.

Sutej teve um ótimo desempenho, executando todos os seus saltos de primeira. Com os 4,75m, ela ultrapassou por três centímetros a antiga melhor marca do ano, pertencente à sueca Michaela Meijer

Finalista no último Campeonato Mundial - terminou em 13º -, a eslovena tinha como melhor marca da carreira no outdoor um 4,73m, feito em setembro passado. Sua melhor marca indoor é de 4,74m, feito em fevereiro deste ano.

“Estou muito satisfeita, a competição foi ótima. Eu sabia que estava bem preparada. Continuo com a minha boa forma desde a temporada de inverno e espero que continue assim no futuro. Mesmo que não haja campeonatos importantes este ano, quero progredir e pular alto", disse Sutej, de 31 anos, após a vitória.

Sutej em seu salto que coroou o bom início de temporada (Peter Kastelic)
Outros eslovenos conseguiram importantes marcas no evento local. Um deles foi Kristjan Ceh, que manteve sua regularidade no lançamento de disco e registrou 65,27m. Vale destacar que na última sexta-feira ele perdeu sua invencibilidade na temporada, sendo derrotado pela o austríaco Lukas Weisshaindiger em uma competição tete-à-tete.


Medalhista de bronze no salto triplo na última Universíade, Neja Filipic também seguiu com seu bom retorno pós-pandemia e fez boas marcas. Ela venceu o salto em distância com 6,49m, a sete centímetros de seu personal best (PB), e o salto triplo com 14,32m, que também seria a melhor marca de sua carreira não fosse o forte vento, que tornou o salto irregular.

Sandro Tomassini, de apenas 16 anos de idade, estabeleceu um novo recorde nacional sub-20 no salto em altura, com 2,21m (13ª melhor marca da temporada geral). Na disputa feminina, Lia Apostolovski venceu Marusa Cernjul pela terceira vez seguida, com 1,87m. 


Nas pistas, Marusa Mismas, especialista nos 3.000m com obstáculos, venceu os 800m (2:05.86) e os 1.500m (4:19.05), enquanto campeã europeia sub-20, Klara Lukan, venceu os 3.000m (9:18.85) e os 5.000m (15:59.71).


Outras competições no domingo

Andrew Pozzi, atual campeão mundial indoor nos 110m com barreiras, fez a melhor marca do ano na disciplina neste final de semana. Em uma competição em Rieti, na Itália, naquela que foi sua estreia na temporada ao ar livre, o britânico fez 13.44 nas eliminatórias e 13.48 na final. No mesmo evento, o italiano Gianmarco Tamberi, líder do ranking da temporada no salto em altura (2,30m), teve 2,27m. 

O húngaro Bence Halasz, medalhista de bronze no último Mundial, quase melhorou sua melhor marca do ano no lançamento de martelo - que também é a melhor da temporada geral, em Szombathely. Ele fez 78,79m, a sete centímetros do registro em questão. A melhor marca de sua carreira é 79,57m e ele já admitiu que a meta para este ano é ultrapassar os 80 metros.

Vale destacar que este final de semana foi um dos mais agitados desde que as competições de atletismo foram reiniciadas depois do início da pandemia. Além da Europa, houveram disputas nos Estados Unidos e no Japão, com vários medalhistas mundiais e olímpicos fazendo suas estreias na temporada, como os americanos Noah Lyles e Justin Gatlin. Para conferir um resumo do que melhor aconteceu, clique aqui.

Foto: Reprodução/Instagram

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar