Com foco na pandemia, Austrália interrompe trabalhos da candidatura de Queensland para a Olimpíada de 2032 - Surto Olimpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Com foco na pandemia, Austrália interrompe trabalhos da candidatura de Queensland para a Olimpíada de 2032

Compartilhe

Os trabalhos da candidatura australiana para que Queensland receba os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2032 foram paralisados pela pandemia do coronavírus. A premier de Queensland, Annastacia Palaszczuk, revelou a interrupção em uma carta ao Parlamento, na sexta-feira, 22.

"Como o foco de Queensland e da Austrália foi colocado em responder ao coronavírus, (o grupo de liderança) concordou que as discussões sobre candidatura aos Jogos de 2032 seriam colocadas em espera até novo aviso", disse Palaszczuk, de acordo com o The Australian.

O governo de Queensland, o governo federal e os prefeitos das cidades do estado, além de membros do Comitê Olímpico Australiano (AOC), fazem parte do grupo que tomou a decisão.

John Coates, o presidente da AOC, revelou seu apoio à decisão neste sábado, 23. Ele disse que todos entenderam que há questões urgentes de saúde e bem-estar da população para os líderes se preocuparem. "A candidatura terá seu papel a desempenhar em termos de emprego e crescimento na economia de Queensland, uma vez que tenhamos passado pela atual crise", afirmou em comunicado.

+ John Coates admite que Jogos de Tóquio estão ameaçados pela pandemia

Até o momento, o coronavírus matou mais de 340 mil pessoas em todo o mundo e infectou mais de 5,5 milhões. A Austrália possui 7 mil casos registrados de Covid-19, e 100 mortes. O país já está planejando retomar a liga nacional de rugby na próxima semana.

Vale lembrar que a Indonésia, que pretende lançar uma candidatura para que sua capital, Jacarta, receba os Jogos de 2032, já anunciou que seu processo de licitação está paralisado até dezembro, também por conta da pandemia.

Além da Indonésia, alguns países já manifestaram interesse de sediar a Olimpíada de 2032, como Alemanha, Espanha, Índia e Países Baixos, além de uma candidatura conjunta entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte. A Austrália, com sua proposta de Queensland centrada em Brisbane, é a favorita para vencer a disputa no momento, uma vez que já possui diversos trabalhos antecipados.

Não há um cronograma definido para quando correrá a eleição da cidade-sede dos Jogos de 2032, mas as autoridades do COI sugeriram no início deste ano que o vencedor poderia ser escolhido já em 2021. Com a chegada da pandemia, no entanto, é possível que a definição seja atrasada por algum tempo. A previsão é entre 2022 e 2025.

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário