Últimas Notícias

Wrestling define seus primeiros cabeças de chave dos Jogos Olímpicos


Com as atualizações dos rankings mundiais do wrestling neste início de abril, foram conhecidos os primeiros cabeças de chave dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ao todo, oito categorias já têm seus ranqueados número 1 definidos: três na greco-romana, dois no estilo livre e três no feminino.

A definição dos cabeças de chave de cada categoria do wrestling na Olimpíada toma como base os quatro primeiros colocados do ranking mundial. Mesmo faltando pouco mais de 15 meses para o início dos Jogos, apenas um evento contará pontos antes do encerramento da corrida olímpica e, por isso, a atualização recente antecipou algumas situações.

O japonês Kenichiro Fumita (60kg), o cubano Ismael Borrero (67kg) e o turco Riza Kayaalp (130kg) se ratificaram como os cabeças de chave número 1 da greco-romana em Tóquio-2020. Fumita tentará ser o primeiro japonês campeão olímpico no estilo desde 1984. Borrero foi ouro na Rio-2016, enquanto Kayaalp foi prata.

+ Cubano Ismael Borrero é diagnosticado com Covid-19

Os líderes das categorias até 77kg e 97kg da greco-romana também foram campeões do mundo no ano passado. Tamás Lorincz, da Hungria, e Musa Evloev, da Rússia, no entanto, não têm o primeiro lugar confirmado, precisando defender a posição no torneio final. O húngaro Viktor Lorincz (87kg) é o único líder do ranking da  greco-romana que não foi campeão mundial em 2019.

No estilo livre masculino, Abdulrashid Sadulaev (97kg), da Rússia, e Geno Petriashvili (125kg), da Geórgia, estão garantidos com as melhores posições no chaveamento olímpico. Ambos são atuais campeões europeus e mundiais. O georgiano tem três títulos mundiais no currículo, enquanto o russo possui quatro.

A disputa está acirrada pelas primeiras posições nas outras quatro categorias do estilo livre. Na categoria até 65kg, a diferença de pontos entre o líder do ranking e o vice, o russo Gadzhimurad Rashidov e o indiano Bajrang Barajng, é mínima. Na categoria até 57kg, o primeiro colocado Zavur Uguev (RUS) pode ceder lugar até para o quarto colocado, Kumar Ravi (IND), a depender dos resultados da competição final antes do encerramento do ranking.

Entre as mulheres, Aisuluu Tynybekova (KGZ), Tamyra Mariama Mensah (USA) e Adeline Gray (USA) serão as melhores ranqueadas das categorias olímpicas 62kg, 68kg e 76kg, respectivamente. Aisuluu e Mensah chegarão com moral após um ciclo olímpico muito vitorioso, enquanto a pentacampeã mundial Gray irá em busca de sua primeira medalha olímpica.

Campeã pan-americana recentemente, Giullia Penalber tem grandes chances de terminar  o ciclo entre as quatro primeiras na categoria até 57kg se for bem no torneio final. Na atualização do ranking, a brasileira ganhou seis posições e assumiu a 5ª colocação do mundo. Apesar disso, ela ainda não tem a vaga olímpica garantida e precisará disputar a seletiva mundial para tentar um lugar em Tóquio-2020.

Três brasileiros já têm passaporte carimbado para a próxima Olimpíada: Laís Nunes e Aline Silva, nas respectivas categorias 62kg e 76kg da luta feminina, e Eduard Soghomonyan, na 130kg da greco-romana. Laís Nunes é a melhor ranqueada entre os classificados, estando na 14ª posição, mas sem chances de ser uma das cabeças de chave. 

Foto: Divulgação/UWW

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar