Últimas Notícias

Jogos Mundiais são adiados para 2022 para evitar conflitos com a Olimpíada de Tóquio



Com o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para julho de 2021, a 11ª edição dos Jogos Mundiais, que estava programada para ocorrer no mesmo período, entre 15 e 25 de julho, em Birmingham, nos Estados Unidos, acontecerá, agora, no verão de 2022, entre 7 e 17 de julho. O anúncio foi feito pela Associação Internacional dos Jogos Mundiais (IWGA) nesta quinta-feira, 02. A sede da competição permanecerá a mesma.

Sendo um evento multi-esportivo com um programa constituído majoritariamente de modalidades não-olímpicas, "manter as datas originais em julho de 2021 significaria excluir muitos atletas e oficiais envolvidos nas Olimpíadas e levaria a uma possível redução do interesse público e da mídia", conforme a própria IWGA explicou em nota.

Assim que o anúncio das novas datas dos Jogos de Tóquio foi realizado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) na última segunda-feira, 29, o Comitê Organizador de Birmingham (BOC) e a IWGA prontamente começaram a avaliar as possibilidades de alterar o evento.

Segundo a entidade, o único período de 10 dias em que os mesmos locais, acomodações e apoio dos parceiros estariam garantidos da melhor maneira possível seria entre 7 e 17 de julho de 2022. Até por isso, federações membro da IWGA deram total apoio às datas e aprovaram de forma unânime a nova programação.

"A data do evento foi alterada, mas o compromisso de Birmingham com um evento global não mudou", disse o prefeito da cidade-sede, Randall L. Woodfin. "Tenha certeza de que continuamos focados no futuro da cidade para fazer desta a melhor edição dos Jogos Mundiais de todos os tempos", completou.

Outras competições esportivas também tiveram que ser modificadas com o adiamento dos Jogos Olímpicos. O Mundial de Atletismo, programado inicialmente para agosto de 2021, foi transferido para 2022, assim como a Eurocopa feminina, que aconteceria entre junho e julho do próximo ano. O Mundial de Taekwondo, previsto para maio de 2021, foi adiado para os meses finais do mesmo ano. A Universíade sofreu uma pequena mudança de dois dias em seu cronograma inicial.


Os Jogos Mundiais

Os Jogos Mundiais são um evento poliesportivo que possui apenas modalidades que não aparecem nas Olimpíadas, como boliche, dança de salão esportiva, esqui aquático, jiu-jitsu, sinuca, squash e sumô. Provas não-olímpicas de algumas modalidades olímpicas, como tiro com arco e ginástica de trampolim, também aparecem.

A primeira edição do evento ocorreu em 1981. Muitos dos esportes que já fizeram parte do programa dos Jogos mais tarde tornaram-se olímpicos, como badminton, rugby sevens, taekwondo, triatlo, vôlei de praia e, mais recentemente, caratê e escalada esportiva. No caso desses dois últimos, continuam fazendo parte do evento de 2022, assim como o softbol, mesmo já estando no programa de Tóquio-2020.

A última edição aconteceu em 2017, em Vratislava, na Polônia. O Brasil levou 72 atletas e conquistou oito medalhas, sendo quatro de ouro, duas de prata e duas de bronze. Na ocasião, o caratê fez sua última aparição antes de estrear em Olimpíada, e Valéria Kumizaki conquistou a medalha de ouro na categoria até 55kg. Hoje, ela é uma das grandes chances brasileiras de medalha na modalidade em Tóquio-2020.

Foto: Reprodução

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar