Últimas Notícias

É Prata! Brasil é dominado pela República Dominicana e fica com a prata nos Jogos Pan-americanos

Equipe brasileira de vôlei ficou com a medalha de prata no Pan. - Foto: Alexandre Loureiro/COB

 

Na noite desta quinta-feira (26) a Seleção Brasileira Feminina de Vôlei conquistou a medalha de prata da modalidade nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. A campeã foi a República Dominicana, que venceu a final contra o Brasil por 3 sets a 0 e sagrou-se bicampeã pan-americana. O Brasil volta a conquistar medalha no vôlei feminino do Pan, após passar em branco nos jogos de Lima 2019.


As equipes chegaram para a decisão da medalha de ouro com campanhas bem parecidas. Ambas venceram as três partidas da fase de grupos por 3 a 0 e asseguraram a classificação para a final após cederem sets às adversárias, com o Brasil vencendo o México por 3 sets a 2 e a República Dominicana vencendo a Argentina por 3 sets a 1.

 

O técnico do Brasil, Paulo Coco manteve a equipe que iniciou as demais partidas deste Pan-americano. O time brasileiro começou o jogo contra as dominicanas com a levantadora Naiane, a líbero Laís, a oposta Sabrina, as ponteiras Maiara Basso e Helena, além das centrais Lorena e Larissa, mesclando destaques da última Superliga com jovens que disputaram a mundial sub-21.

 

A República Dominicana, do técnico brasileiro Marcos Kwiek, contou com algumas atletas conhecidas do público brasileiro como as irmãs Martinez, a oposta/ponteira Peña e a líbero Brenda Castilho, chegando assim ao segundo título seguido do país em Jogos Pan-Americanos, haviam sido campeãs também em Lima 2019, ano em que o Brasil ficou sem medalha após perder para Colômbia nas semifinais e Argentina na disputa do bronze.

 

Surte+: Veja o Guia completo que o Surto preparou para os Jogos Pan-Americanos de Santiago

 

O primeiro set foi equilibrado desde o primeiro ponto, com as equipes se alternando na liderança do placar. No momento decisivo da parcial, a República Dominicana fez valer a experiência da sua equipe e conseguiu definir a etapa, fechando o set em 26-24.

 

A equipe brasileira sentiu a derrota no set anterior e demorou a entrar no jogo no segundo set, permitindo que o time dominicano abrisse uma vantagem de 10 a 2. A equipe da República Dominicana seguiu superior e administrou a boa margem até fechar o set em 25-16, abrindo 2-0 na partida.

 

O terceiro set parecia seguir o caminho do set anterior, com as dominicanas abrindo boa vantagem. No entanto, as brasileiras reagiram e igualaram o jogo, impondo dificuldades ao jogo da República Dominicana. Ainda assim, as dominicanas fizeram valer seu conjunto e a experiência, fechando a partida em 25-19, garantindo o ouro e deixando a prata para a equipe brasileira.

 

A disputa pelo bronze reuniu um confronto entre México e Argentina. As mexicanas tiveram muitas dificuldades para superar as argentinas e precisaram vencer no tie-break para ficar com a medalha de bronze pan-americana em 3 sets a 2, parciais de 25-22, 23-25, 25-22, 18-25 e 13-15.


1 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar