Últimas Notícias

Sem lutar final, Nathan Torquato é ouro no taekwondo em Tóquio

É ouro! O brasileiro Nathan Torquato sagrou-se na manhã desta quinta-feira (02) o primeiro campeão paralímpico do taekwondoDepois de vencer dois adversários nas preliminares e bater o italiano Antônio Bossolo na semifinal, ele faturou a medalha de ouro da categoria até 61kg em Tóquio 2020 mesmo sem lutar a final.


Garantido na decisão, Nathan aguardava o vencedor do duelo entre o egípcio Mohamed Elzayat e o russo Daniil Sidorov. O europeu vencia o combate com muita tranquilidade, com 24 a 8 no placar, mas cometeu um golpe irregular na cabeça do adversário, e foi desclassificado do combate. 


Elzayat sofreu uma concussão e saiu de maca do Makuhari Messe Mall. Declarado vencedor da semifinal, o egípcio foi atendido pela equipe médica local durante o tempo entre o fim da semifinal e o tempo programado para a final, um intervalo de quase três horas. 


Após avaliação dos médicos, Elzayat até foi liberado para a final e compareceu para o local de disputa, mas a arbitragem encerrou o combate assim que ele foi iniciado, por entender que o egípcio não tinha condições de luta. Assim, o brasileiro foi declarado o vencedor.


Natural da Praia Grande, no estado de São Paulo, Nathan tem apenas 20 anos e entra para a história ao tornar-se o primeiro campeão paralímpico do taekwondo. A modalidade faz sua estreia no programa nos Jogos de Tóquio.


Nathan começou no taekwondo aos três anos de idade e entrou na seleção brasileira em 2017, quando tinha 16 anos. Entre suas principais conquistas da curta carreira, está também o ouro nos Jogos Parapan-Americanos de 2019. Ele também disputou os Mundiais de 2017 e 2019 e chegou nas oitavas de final em ambos.

Torquato ainda ajudou o Brasil no quadro de medalhas em Tóquio. Sua conquista foi a 19ª medalha de ouro do Brasil nesta Paralimpíada, a 54ª no total, e o país voltou para o sexto lugar no quadro geral de medalhas, ultrapassando os Países Baixos. O Brasil ainda tem 13 pratas e 22 bronzes.



Foto de capa: Rogério Capela/CPB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar