Rebeca Andrade conquista o ouro no salto sobre a mesa em Tóquio - Surto Olímpico

Pesquisar:

Arquivo do blog

Últimas Notícias

Rebeca Andrade conquista o ouro no salto sobre a mesa em Tóquio

Compartilhe
Rebeca Andrade na final de salto em Tóquio 2020

Deu Brasil na final do salto sobre a mesa da ginástica artística feminina. Rebeca Andrade acertou seus dois saltos e conquistou a medalha de ouro. MyKayla Skinner dos Estados Unidos levou a prata e Yeo Seojong da Coreia do Sul levou o bronze.


Em seu primeiro salto, Rebeca Andrade fez um Cheng (Yurchenko com meia volta seguido de mortal esticado com uma pirueta e meia), o mesmo que ela executou na final do individual geral quando conquistou a medalha de prata. Desta vez, Rebeca conseguiu 15.166 pontos.

Para o seu segundo salto, a brasileira aumentou a sua dificuldade em relação à qualificação, executando um Amanar (Yurchenko com duas piruetas e meia). Rebeca não fazia esse salto em competição desde 2017 e conseguiu 15.000 com 9.200 de execução. Na média, Rebeca Andrade conseguiu 15.083 pontos.

Rebeca Andrade ouro no salto sobre a mesa em Tóquio 2020
Rebeca Andrade na final do salto - Foto: Ricardo Bufolin/CBG
As principais adversárias de Rebeca eram Jade Carey e MyKayla Skinner, dos Estados Unidos. As duas fizeram a mesma combinação de saltos da brasileira. Skinner, que entrou na final substituindo Simone Biles, conseguiu 15.033 no Cheng e 14.800 no Amanar, ficando com 14.916 de média. Já Carey errou o seu Cheng e acabou conseguindo uma média baixa (12.416).

A maior nota em apenas um salto foi de Yeo Seojong da Coreia do Sul que fez uma reversão para frente com duas piruetas. O salto tem valor 6.2 de dificuldade e a coreana conseguiu 15.333 pontos. Porém, seu segundo salto foi um Yurchenko com dupla pirueta com execução ruim. Mesmo assim, o primeiro salto levantou sua média para 14.733, colocando a Yeo na terceira posição.

Com o ouro deste domingo (1º), Rebeca se tornou a primeira mulher brasileira a ganhar duas medalhas em uma mesma edição de Jogos Olímpicos. Na quinta-feira (29), Rebeca conquistou a prata na final do individual geral. 

Eu dedico a conquista da medalha de ouro pra todo mundo, mas, em especial, para o meu treinador Francisco Porath. A gente trabalhou muito e era um dos aparelhos que eu tinha mais chance, como vocês sabem. Eu fiquei muito satisfeita. Acho que fico mais feliz com a felicidade dele do que com a própria medalha. Ele só quer me ver brilhar e a única forma que eu posso retribuir é com a minha ginástica e nosso trabalho. Eu pude fazer isso por ele, na quinta com a medalha de prata e hoje com a medalha de ouro. E é isso que eu vou buscar fazer, dar orgulho para as pessoas, para a minha família e pra mim - Rebeca Andrade

Classificação final:
1. Rebeca Andrade (BRA) 15.083
2. MyKayla Skinner (USA) 14.916
3. Yeo Seojong (KOR) 14.733
4. Alexa Moreno (MEX) 14.716
5. Angelina Melnikova (ROC) 14.683
6. Lilia Akhaimova (ROC) 14.666
7. Shallon Olsen (CAN) 14.550
8. Jade Carey (USA) 12.416

Foto de capa: Ricardo Bufolin/CBG

Nenhum comentário:

Postar um comentário