Últimas Notícias

Milena Titoneli perde para marfinense e fica sem o bronze em Tóquio-2020


Não deu para Milena Titoneli. A brasileira chegou perto de conquistar mais uma medalha para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, mas foi derrotada na manhã desta segunda-feira (26) pela marfinense Ruth Gbagbi na disputa do bronze na categoria até 67kg do taekwondo. Gbagbi venceu a brasileira por 12 a 8, em luta disputada na Makuhari Messe, em Tóquio.


Milena chegou à decisão pela medalha com uma campanha de duas vitórias e uma derrota. Ela venceu sua estreia, sobre a jordaniana Julyana Al-Sadeq, com muita emoção, e depois foi derrotada pela croata Matea Jelic. Como a rival chegou até a final do torneio, a brasileira pôde voltar à disputa pela repescagem. Lá, superou a haitiana Lauren Lee com extrema facilidade e avançou para brigar pelo bronze.


A decisão foi muito estudada e a marfinense contou com a experiência para levar a melhor. Milena conseguiu o primeiro ponto da luta, com um soco no peito da adversária. No entanto, logo sofreu o empate, recebendo punição por ter caído no solo. Após essas duas pontuações, mais nenhum golpe foi dado e o primeiro round acabou, em 1 a 1


A marfinense voltou para o segundo round com uma postura agressiva e conseguiu um chute e um soco, mas Titoneli respondeu rapidamente com um b. O duelo ficou empatado em 4 a 4 por pouco tempo, já que Gbagbi mais uma vez golpeou a brasileira com um chute no colete. O segundo round foi encerrado 6 a 4 para a africana.


Precisando reagir, Milena voltou bem para a parcial decisiva e conseguiu um soco no colete, diminuindo a desvantagem para um. A brasileira seguiu tentando, mas foi a marfinense quem conseguiu um soco, indo para 7 a 5. Milena conseguiu outro, mas Gbagbi respondeu com um chute no capacete desestabilizou a brasileira, já na reta final de combate. Ela até tentou, mas perdeu por 12 a 8.


Milena tem 22 anos e foi medalhista de bronze no Campeonato Mundial de 2019. Esta foi a sua primeira participação olímpica, com exceção à aparição nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2014, quando caiu nas quartas de final. Entre outras conquistas em seu currículo, está a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima.


Com a eliminação de Milena, o taekwondo brasileiro sai zerado da Olimpíada de Tóquio. Edival Marques, o Netinho (68kg) e Ícaro Miguel (80kg) foram eliminados ainda na primeira rodada de suas respectivas categorias. Vale lembrar que o Brasil tem dois bronzes em Olimpíadas nesta modalidade: Natália Falavigna (2008) e Maicon Siqueira (2016). 


Por outro lado, Ruth Gbagbi, a algoz de Milena, tem 27 anos e conquistou a sua segunda medalha de bronze. Ela também foi ao pódio na Rio-2016. A africana já foi campeã mundial, em 2017, e possui dois títulos continentais. Esta foi a primeira medalha da Costa do Marfim nos Jogos Olímpicos de Tóquio.


Foto de capa: Gaspar Nobrega/COB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar