Últimas Notícias

90% de atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos de Tóquio foram vacinados contra covid-19

Larissa Pimenta teste COVID-19


O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) organizou nesta terça-feira (13) a primeira de uma série de coletivas de imprensa sobre os preparativos e cuidados que a delegação brasileira está tomando para proteger os atletas e membros do Covid-19 antes e durante os Jogos Olímpicos de Tóquio. Além da informação de que 90% dos atletas brasileiros receberam ao menos uma dose contra a covid-19, foram discutidos os detalhes dos equipamentos trazidos para as bases brasileiras em Tóquio 2020,  além dos protocolos rigorosos do Time Brasil, que aos poucos chega ao Japão.  


Surte+ COB apresenta Time Brasil com 301 inscritos para os Jogos Olímpicos de Tóquio e 18 atletas substitutos


A coordenadora médica do Brasil, a dra. Ana Carolina Corte, apresentou vários dados importantes durante a coletiva. Dos 301 atletas oficiais, 271 receberam a primeira dose da vacina (90%), enquanto 226 (76%) já receberam as duas doses. Esse número não é final. A vacinação no Brasil foi finalizada na segunda-feira (12), mas atletas em outros países ainda podem ser vacinados antes da viagem ao Japão. 


Ela ainda disse que o protocolo do Time Brasil inclui testagem diária, 14 dias de isolamento, e pode incluir testagem também para funcionários que tenham contato com a delegação. Um total de 68 mil máscaras descartáveis foram trazidas, além de 2.400 máscaras N95 e 2.400 máscaras do Time Brasil, e 400 litros de álcool líquido

Ainda quanto à vacinação, o diretor de esportes do COB, Jorge Bichara, afirmou que alguns atletas escolheram não serem vacinados, mas suas identidades serão preservadas e o comitê espera que eles, assim como todos outros esportivas, cumpram todos protocolos e tenham o máximo de cuidado durante sua estadia no Japão. A vacinação não foi considerada obrigatória pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Organizador de Tóquio (TOCOG). 

Surte+ Delegação brasileira de judô não foi afetada por casos de covid-19 em hotel de Hamamatsu

A covid-19 interferiu em uma série de protocolos e eventos que compõem os rituais olímpicos. Durante a coletiva, foi revelado que o tradicional encontro com o Presidente da República, Jair Bolsonaro, não aconteceu para minimizar o risco de contágio e ainda não foi discutido a recepção pós-Olimpíada em Brasília. 

Atletas brasileiros chegam aos poucos no Japão

79 atletas de nove modalidades já se encontram em Tóquio e em outras sedes, como Enoshima, Hamamatsu, Nagato, Ota e Sagamihara. Os atletas são de boxe, canoagem Slalom, handebol, judô, natação, rugby, tênis de mesa e vôlei de praia. Nesta quarta-feira (14), 39 atletas do vôlei e handebol feminino chegarão e no dia seguinte, o Japão receberá mais sete atletas de judô, e três atletas de taekwondo, além de João Victor Marcari Oliva, do hipismo adestramento. Ele será o responsável por abrir a participação brasileira na Vila Olímpica, na quinta-feira (15). 


A primeira atleta a desembarcar em terras nipônicas foi Ana Sátila, da canoagem slalom. Durante a coletiva organizada pelo COB, ela disse ser uma honra muito especial ser a primeira atleta a ter chegado no Japão e representar os atletas neste primeiro contato com a imprensa. Ela disse que os treinamentos estão correndo super bem, e que considera os equipamentos e a instalação como "perfeitas". 

Houve muita adaptação neste caminho, mas a estrutura está muito boa. Estou conseguindo treinar bem e me preparar para os jogos de maneira incrível


Logo após a coletiva, uma das esperanças de medalha para o Brasil, participou de uma live com o Olimpíada Todo Dia, e disse que já se sente mais experiente e confiante na sua terceira Olimpíada. Ela elencou Jessica Fox como sua principal rival, além de várias atletas europeias. “Estou muito feliz, me sinto muito especial, para me dar meu melhor, e estou muito focada para representar bem meu país”, disse à jornalista Giovana Pinheiro.


Foto: COB / Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar