Grega de 17 anos quebra recorde mundial sub-20 do lançamento de dardo - Surto Olimpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Grega de 17 anos quebra recorde mundial sub-20 do lançamento de dardo

Compartilhe

A grega Elina Tzengko quebrou o recorde mundial sub-20 do lançamento de dardo neste sábado, ao vencer o Campeonato Grego da categoria, em Ioannina, com 63,96m. Ela, que tem 17 anos, superou em dez centímetros a marca anterior, que era da cubana Yuelenmis Aguilar, registrada há exatos cinco anos (02 de agosto de 2015).

Campeã olímpica da juventude em 2018, Tzengko passou a competir com as medidas da categoria adulta (dardo de 600 gramas) pela primeira vez na temporada passada e chegou a estabelecer a segunda melhor marca de uma sub-18 na história (61,48m). No mês passado, ela quebrou esse recorde pessoal com um lançamento de 61,53m. Agora, acresceu mais de dois metros a esta marca.

Além disso, este foi o sexto melhor registro da temporada geral no sênior e o segundo melhor de todos os tempos da Grécia, atrás somente dos 67,51m, que deram a prata olímpica a Mirela Manjani-Tzelili em 2000. Cabe destacar ainda que, se a janela de qualificação olímpica estivesse aberta, Tzengko estaria a quatro centímetros do índice olímpico de sua disciplina.


Kuortane Games

Também teve homem se destacando no lançamento de dardo neste final de semana. Em Kuortane, na Finlância, o alemão Johannes Vetter venceu a etapa bronze do Continental Tour com 86,94m, superando o sueco Kim Amb, que teve 85,68m. Eles passam a ser donos das respectivas segunda e terceira melhores marcas da temporada.

Daniel Stahl, atual campeão mundial no lançamento de disco, também participou dos  Kuortane Games e seguiu com um desempenho regular. O sueco ganhou com 68,48m, mais de dois metros acima de seu compatriota Simon Pettersson (66,11m). Na atual temporada, Stahl já lançou para 70,25m e tem se mantido na faixa dos 68 metros.

Surte +: Katie Nageotte registra sexta melhor marca da história do salto com vara

Foto: Divulgação/FGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário