Últimas Notícias

Daniel Stahl lança disco para 68 metros no Continental Tour de Karlstad; Mau tempo atrapalha Duplantis


O sueco Daniel Stahl, atual campeão mundial do lançamento de disco, voltou a apresentar um bom desempenho nesta quarta-feira. Competindo em uma etapa bronze do Continental Tour, em Karlstad, na Suécia, ele registrou 68,10m e superou seu compatriota Simon Pettersson em mais de um metro (66,90m) para vencer a disputa. 

Dono da melhor marca do ano na disciplina, com 70,25m, Stahl tem conseguido manter uma regularidade na atual temporada. Ele realizou seis competições desde os Jogos Impossíveis, em junho, e registrou lançamentos sempre acima dos 64 metros. Apenas em Södertälje, na Suécia, em 11 de junho, ele teve um ponto fora da curva e queimou as seis tentativas, encerrando sem registros.

Outros atletas suecos que estão se destacando no retorno pós-pandemia também estiveram presente no evento. Um deles foi Armand Duplantis, recordista mundial do salto com vara, que venceu sua competição com "apenas" 5,72m - ele registrou 5,94m neste final de semana, em Gotemburgo. Uma forte ventania acompanhou as disputas em Karlstad, impedindo um bom desempenho.



Além de Duplantis, participaram o belga Ben Broeders e o polonês Piotr Lisek, medalhista de bronze no último Mundial. Ambos pararam nos 5,62m, enquanto o sueco passou da altura de 5,72m somente em sua terceira tentativa. Assim que saltou a marca que já o deixou com o primeiro lugar da disputa, uma forte tempestade caiu e o atual vice-campeão mundial optou por não permanecer na competição.

"Foi um pouco difícil", disse o jovem, de apenas 20 anos. “Não estava com clima ideal, mas foi tudo bem e estou feliz por ter competido e conseguido o salto vencedor antes que a chuva começasse".

No salto em distância, foram registradas duas boas marcas. Entre os homens, Thobias Montler, vice-campeão europeu indoor, saltou para 8,07m, sua melhor marca do ano e a oitava melhor da temporada geral. Já entre as mulheres, Khaddi Sagnia, saltou a apenas cinco centímetros abaixo de seu recorde pessoal, que também é a melhor marca da temporada geral (6,81m), marcando 6,76m.

Kim Amb, oitavo colocado no último Mundial, ficou com 81,48m no lançamento de dardo. Esta foi sua quarta competição no ano e ele se manteve acima dos 81 metros em todas as competições. A melhor marca de sua temporada foi registrada há três semanas, em sua estreia (82,96m). No arremesso de peso, a recordista nacional Fanny Roos registrou 18,41m.

Um detalhe curioso sobre esse evento é que ocorreu uma espécie de competição por equipes do decatlo/heptatlo, colocando frente a frente os atletas suecos e os estrangeiros, em que os resultados individuais foram convertidos em pontuações como se fizessem parte das disciplinas combinadas. Os anfitriões conseguiram bater o "recorde mundial" nos dois naipes. Os homens fizeram 10.526 pontos totais, enquanto as mulheres ficaram com 7.083 pontos.

Este foi o segundo evento do Continental Tour no ano. O primeiro ocorreu na República Tcheca, há exato um mês, mas não houveram resultados expressivos. O Continental Tour foi recém-promovido pela World Athletics - a Federação Internacional de Atletismo -, substituindo a World Challenge como o segundo principal circuito do atletismo mundial, atrás somente da Diamond League.

O Continental Tour é dividido em séries ouro, prata e bronze. A World Athletics planejava realizar dez eventos de ouro nesta temporada de estreia, distribuindo cerca de US$ 2 milhões em premiações. No entanto, com a pandemia do coronavírus, a entidade precisou se reprogramar e atualmente apenas seis torneios do tipo estão previstos - o primeiro deles para 11 de agosto, em Turku, na Finlândia. O próximo evento do circuito será outra etapa bronze, em Kuortane, na Finlândia, em 1º de agosto. 


Surte + Confira o resumo das competições de atletismo no final de semana


Foto: Thomas Windestam

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar