Últimas Notícias

World Athletics divulga novo calendário para 2020 com competições entre agosto e outubro


A World Athletics anunciou ontem (12) as novas datas para os torneios de atletismo desta temporada. A entidade alterou o calendário da Diamond League e do novo Continental Tour de 2020 devido à pandemia de COVID-19, que paralisou o mundo do esporte.

Antes espalhadas por todo o ano, as etapas das duas competições agora estão condensadas entre os meses de agosto e outubro, com duração de um dia cada. O presidente da World Athletics, Sebastian Coe, reconheceu os esforços de todos os organizadores para o planejamento do novo calendário, ressaltando a importância dos torneios para os atletas.

“Enquanto trabalhamos com os desafios impostos pela pandemia e a perturbação que ela causou ao nosso esporte e à comunidade em geral, nossa primeira prioridade foi a saúde e a segurança de nossos atletas”, declarou Coe. “A próxima prioridade foi encontrar uma maneira de colocar nossos atletas profissionais de volta à competição internacional este ano, pois suas rendas dependem dessas competições”.

Coe afirmou, porém, ter consciência de que a crise do novo coronavírus ainda poderá afetar a realização e a presença dos atletas em todos os torneios, mas ue mantém o otimismo de que os eventos serão bem-sucedidos.

"Inevitavelmente, as restrições internacionais de viagens afetarão a capacidade de alguns atletas de comparecerem a algumas etapas, mas esperamos que exista uma ampla variedade de eventos disponíveis para que a maioria dos atletas de elite possa participar de alguma competição antes do final do ano".

Além de adiar algumas das etapas da Diamond League, a World Athletics cancelou três delas, incluindo a final, em Zurique. O novo formato de cada meeting da Diamond League e as disciplinas incluídas serão divulgadas por cada organizador com dois meses de antecedência.

A entidade já havia anunciado há algumas semanas a realização de um evento alternativo em Oslo, na Noruega, no dia 11 de junho. Os “Jogos Impossíveis”, como o torneio será conhecido, reunirá grandes atletas de diversas provas e não contará com a presença de público, sendo transmitido ao vivo pela TV. Os campeonatos nacionais também ganharam uma nova janela de disputa, entre os dias 08 e 09 de agosto. 

O Mundial Indoor em Nanquim, China, inicialmente agendado para o início deste ano, foi transferido para março de 2021. Já o Mundial Sub-20 e o Mundial de Marcha Atlética, a serem realizados em Nairóbi, Quênia, e em Minsk, Belarus, respectivamente, foram adiados e ainda não tiveram suas novas datas definidas. Muitas provas de rua também foram canceladas ou adiadas.

Além disso, a World Athletics divulgou a data do Mundial de Meia-Maratona de 2020. Confira abaixo o novo calendário de competições para este ano*:

Junho

(11/06) Oslo, Noruega - Jogos Impossíveis

Agosto

(08-09/08) Campeonatos Nacionais

(11/08) Turku, Finlândia – Continental Tour Gold

(14/08) Mônaco – Diamond League

(16/08) Gateshead, Reino Unido – Diamond League

(20/08) Szekesfehervar, Hungria – Continental Tour Gold

(23/08) Estocolmo, Suécia – Diamond League

Setembro

(02/09) Lausanne, Suíça – Diamond League

(04/09) Bruxelas, Bélgica – Diamond League

(06/09) Paris, França (a ser confirmada) – Diamond League

(06/09) Silesia, Polônia – Continental Tour Gold

(08/09) Ostrava, República Tcheca – Continental Tour Gold

(15/09) Zagreb, Croácia – Continental Tour Gold

(17/09) Roma/Nápoles, Itália – Diamond League

(19/09) Shanghai, China – Diamond League

(26/09) Nairóbi, Quênia – Continental Tour Gold

October

(04/10) Eugene, Estados Unidos – Diamond League

(09/10) Doha, Catar – Diamond League

(17/10) Gdynia, Polônia - Campeonato Mundial de Meia-Maratona

(17/10) China (cidade a ser anunciada) – Diamond League

*As etapas de Nanquim e de Tóquio da Continental Tour Gold estão com suas novas datas ainda a definir.

Foto: Hasse Sjögren

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar