Dupla finlandesa volta a quebrar recordes nacionais sênior e sub-20 no lançamento de martelo - Surto Olimpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Dupla finlandesa volta a quebrar recordes nacionais sênior e sub-20 no lançamento de martelo

Compartilhe

As finlandesas Krista Tervo e Silja Kosonen seguem em alta na temporada. Quase dois meses depois de baterem os recordes nacionais nas respectivas categorias sênior e sub-20 no lançamento de martelo, elas voltaram a melhorar as marcas neste sábado, em competição local em Somero. Tervo lançou para 72,12m, enquanto Kosonen alcançou 71,34m.

Kosonen, de apenas 17 anos de idade, acresceu mais de três metros sobre o registro anterior (67,99m), fazendo a terceira melhor marca de uma sub-20 na história da disciplina, além de ter o segundo melhor desempenho de uma finlandesa adulta, atrás somente do recorde de Tervo. O lançamento deste sábado deixa a jovem com a nona posição do ranking da temporada.


Tervo, por sua vez, aumentou 19 centímetros sobre o recorde nacional anterior (71,93m), permanecendo como a dona da sétima melhor marca do ano. Ela, que tem 22 anos, foi 21ª colocada no Europeu de 2018 e no Mundial de 2019. O melhor registro do ano no feminino segue sendo o 75,45m da bielorrussa Hanna Malyshchyk.

Outro finlandês que estabeleceu um novo recorde pessoal neste sábado foi Aaron Kangas. Ele venceu a disputa masculina do lançamento de martelo com 77,82m, marca que é a terceira melhor temporada. Curiosamente, Tervo, Kosonen e Kangas registraram seus respectivos personal bests juntos, em 06 de junho, e voltaram a fazer novas melhores marcas das carreiras exatos 50 dias depois, também na mesma competição.

A liderança da temporada do lançamento de martelo masculino segue com o húngaro Bence Halász, bronze no último Mundial, que registrou 78,86m em junho. Ele competiu neste final de semana, em Szombathely, na Hungria, e ficou a 31 centímetros do melhor registro do ano, com 78,55m.

Surte +: Colombiano Mauricio Ortega quebra recorde sul-americano no lançamento de disco, com 70,29m


Outros recordes nacionais na Suíça

Em uma competição em Berna, na Suíça, na sexta-feira, a irlandesa Ciara Mageean estabeleceu um novo recorde nacional nos 800m, com 1m59s69. É a segunda melhor marca do ano e a melhor do pós-pandemia. Ela ficou a mais de um segundo a frente das concorrentes. A segunda colocada foi a norueguesa Hedda Hynne, com 2m00s72.
Um novo recorde suíço ocorreu nos 110m com barreiras, com Jason Joseph. Atual campeão europeu sub-23 na disciplina, ele registrou 13s34 com um vento de 1.0m/s, abaixando em 0,05s. Esta foi a segunda melhor marca da temporada, quatro centésimos abaixo do registro do britânico Andrew Pozzi.

A neerlandesa Femke Bol segue brilhando no início da temporada. Depois de ter quebrado o recorde nacional nos 400m com barreiras na última semana, com a melhor marca do ano, ela estabeleceu um novo recorde pessoal nos 400m rasos neste sábado, com 51s13. O tempo foi o terceiro mais rápido da história de seu país. Sua companheira de treinos, Lieke Klaver, foi a segunda colocada com 51s39, quinta melhor marca nacional de todos os tempos.

Surte +: Teve meeting com provas de velocidade nos Estados Unidos e na Jamaica. Noah Lyles fez sub-20 nos 200m rasos. Veja!

Foto: Divulgação/SUL

Nenhum comentário:

Postar um comentário