Últimas Notícias

Membro do COI acredita que os Jogos Olímpicos de Tóquio poderão ser os melhores da história


O membro do Comitê Olímpico Internacional (COI) e presidente do Comitê Olímpico Australiano (AOC) John Coates disse que os Jogos de Tóquio, no próximo ano, poderão ser os melhores Jogos da história, após o mundo ter superado a crise sanitária do coronavírus.

"Acredito que as Olimpíadas de Tóquio possam estar entre os melhores Jogos de todos os tempos, se não forem os melhores", disse o australiano no encontro geral anual do AOC, neste sábado, 09. "E deixando de lado o paroquialismo de um homem orgulhoso de Sydney... certamente espero que Tóquio seja", brincou, se referindo à Olimpíada de 2000.

Para Coates, o adiamento da Olimpíada em um ano ajuda a engrandecer o megaevento, uma vez que a expectativa sobre ele torna-se maior. Ele citou os exemplos das edições olímpicas que sucederam as duas Grandes Guerras Mundiais, no início do século XX: Antuérpia-1920 e Londres-1948, que também aconteceram com muitos anos de espera.

"Como todos devemos esperar mais do que a já longa espera pelas Olimpíadas, os Jogos de Tóquio ecoarão suave, mas perceptivelmente, a pura alegria e alívio das outras Olimpíadas de Antuérpia, adiadas em 1920, e Londres, em 1948", afirmou o dirigente, que é o chefe da Comissão de Coordenação do COI para Tóquio-2020.

Como presidente do AOC desde 1990, Coates acompanhou todo o processo de candidatura e de preparação de Sydney para receber as Olimpíadas em 2000 e, até por certo patriotismo, ele acredita que esta foi a melhor edição da história. No entanto, prevê que os Jogos de Tóquio de 2021 poderão superar os da capital australiana como a maior celebração esportiva de todas.


Queensland-2032

No encontro, o presidente também comentou sobre a possibilidade de a Austrália receber sua terceira Olimpíada (além de Sydney-2000, o país foi sede de Melbourne-1956). O estado de Queensland é candidato para sediar os Jogos Olímpicos de 2032 e o favorito para vencer as eleições.

Coates já declarou apoio oficial à candidatura e disse que a Olimpíada poderia ser um propulsor econômico para ajudar tanto Queensland quanto a Austrália a se recuperarem da recessão econômica que é esperada após a pandemia.

“Sempre acreditei em fazer da necessidade uma virtude. Já existe a necessidade de emprego e crescimento na economia de Queensland, resultante do impacto do Covid-19. Os Jogos são uma parte crítica da recuperação econômica do estado e do país no curto prazo, além de todos os legados de saúde, bem-estar, econômico e esportivo de longo prazo", disse ele ao público online.

Além da Austrália, AlemanhaEspanha, ÍndiaIndonésia Países Baixos já manifestaram interesse de receber as Olimpíadas, assim como uma proposta conjunta envolvendo as Coreias do Sul e do Norte. Neste momento, os países asiáticos são os principais concorrentes da Austrália. Segundo Coates, o COI poderá divulgar o vencedor já em 2022.

Foto: Kazuhiro Nogi/AFP

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar