COI quer Olimpíada de Tóquio entre julho e agosto de 2021 - Surto Olimpico

Anúncio

Anúncio

COI quer Olimpíada de Tóquio entre julho e agosto de 2021

Compartilhe

Dois dias após definir o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021, o COI já planeja novas datas para o megaevento. De acordo com John Coates, chefe da Comissão de Coordenação de Tóquio 2020, a entidade quer inserir a Olimpíada entre os meses de julho e agosto de 2021 e espera realizar o anúncio dentro de um mês.

"Nós queremos fechar as datas em quatro semanas mais ou menos" - afirmou Coates, em entrevista ao jornal japonês Yomiuri.

Também presidente do Comitê Olímpico da Austrália, Coates disse que os Jogos aconteceriam no período de pausa entre os torneios Grand Slams de tênis de Wimbledon e de US Open. 

Ainda segundo ele, o COI agirá com cautela pelo novo cronograma, pois quer evitar um conflito de datas entre os Jogos Olímpicos e os Mundiais de Atletismo e de Esportes Aquáticos, já definidos para acontecerem entre julho e agosto de 2021. 

O Mundial de Atletismo está previsto para acontecer entre 6 e 15 de agosto em Eugene, nos Estados Unidos, enquanto o Mundial de Esportes Aquáticos está programado para ocorrer entre 16 de julho e 1º de agosto, em Fukuoka, no Japão.

No entanto, as federações internacionais de atletismo e de natação, World Athletics e FINA, respectivamente, já anunciaram que estarão flexíveis a mudar as datas de suas competições a fim de encaixar a Olimpíada no calendário esportivo do próximo ano.


Here We Go

Na quarta-feira, 25, o COI designou uma força-tarefa, batizada de "Here We Go",  para trabalhar na reprogramação dos adiados Jogos de Tóquio para 2021. Sendo composta por integrantes do COI e do comitê organizador local, a comissão visa estudar novas datas e resolver a questão das instalações esportivas. O presidente Thomas Bach afirmou que "sacrifícios e compromissos" serão necessários para fazer o evento funcionar no próximo ano.



Foto: Jean Christophe-Bott/EPA

Nesta quinta-feira, a força-tarefa realizou sua primeira reunião com chefes dos departamentos organização locais, como transporte, segurança e gerenciamento de eventos, formando o núcleo dos presentes em Tóquio. O encontro teve caráter apenas introdutório, procurando saber das novas possibilidades e dos problemas que serão enfrentados na reorganização dos Jogos.

Ainda esta semana, "Here We Go" irá consultar todas as federações internacionais para analisar as opções disponíveis do COI, verificando a possibilidade de confirmar o encaixe dos Jogos entre os meses de julho e agosto do calendário esportivo. 

Foto: Kazuhiro Nogi/AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário