Agora é oficial: COI anuncia que Olimpíada de Tóquio será realizada em 2021 - Surto Olimpico

Anúncio

Anúncio

Agora é oficial: COI anuncia que Olimpíada de Tóquio será realizada em 2021

Compartilhe

Agora é oficial. O Comitê Olímpico Internacional (COI) entrou em acordo com o governo do Japão e confirmou que os Jogos de Tóquio estão adiados. A edição deverá ocorrer em 2021, no mais tardar até o verão do norte (julho/agosto). O motivo da transferência é a pandemia do coronavírus, que segue em aceleração ao redor do mundo.

"Nas atuais circunstâncias, e com base nas informações fornecidas hoje (24/03) pela OMS, o presidente do COI e o primeiro-ministro do Japão concluíram que os Jogos da XXXII Olimpíada de Tóquio devem ser remarcados para uma data posterior a 2020, mas o mais tardar no verão de 2021, para proteger a saúde dos atletas, todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos e na comunidade internacional", pontuou o COI em nota oficial.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio continuarão a ser chamados de "Tóquio 2020", mesmo acontecendo em 2021.

A decisão foi tomada após uma reunião via teleconferência entre o presidente do COI, Thomas Bach, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, na manhã desta terça-feira, 24.

Além dos dois líderes, participaram do encontro alguns nomes importantes da organização, como Yoshiro Mori, presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020; Seiko Hashimoto, a Ministra Olímpica; e Yuriko Koike, governadora de Tóquio.


A definição da entidade máxima do esporte mundial acontece após muita pressão de atletas, dirigentes e comitês olímpicos, que pediam o adiamento dos Jogos. Diversos atletas estão sem treinar, confinados em casa, por conta da pandemia de Covid-19, que já contaminou 395 mil pessoas e matou mais de 17 mil em todo o planeta.

Dois dias antes, no domingo, 22, o COI havia declarado que tomaria uma decisão final sobre o futuro dos Jogos Olímpicos de Tóquio em até quatro semanas. Mas o anúncio de boicotes de algumas delegações, como Canadá, Austrália e Noruega, caso não houvesse um adiamento, fez a entidade antecipar sua escolha. 

Esta será a primeira vez que uma edição olímpica acontecerá em um ano ímpar. Desde 1896, quando se iniciaram os Jogos Olímpicos da Era Moderna, as Olimpíadas só não ocorreram em três oportunidades, em 1916, 1940 e 1944, por conta das duas Guerras Mundiais.

Foto: Xinhua

Nenhum comentário:

Postar um comentário