FINA está disposta a alterar datas do Mundial de 2021 por conta da Olimpíada - Surto Olimpico

Anúncio

Anúncio

FINA está disposta a alterar datas do Mundial de 2021 por conta da Olimpíada

Compartilhe

Com a confirmação do adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021, a Federação Internacional de Natação (FINA) já estuda flexibilizar o seu calendário para se adequar ao maior evento esportivo do planeta.

De acordo com nota divulgada logo após o anúncio do Comitê Olímpico Internacional (COI), nesta terça-feira, 24, a maior preocupação da federação é quanto ao Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, seu "evento vitrine", que está previsto para acontecer entre 16 de julho e 1º de agosto de 2021, em Fukuoka, no Japão.

Mesmo ainda não tendo as datas oficiais da Olimpíada, é provável que esta aconteça no verão japonês, o que pode culminar num embate de datas entre os eventos da FINA e do COI. 

"A FINA agora trabalhará em estreita colaboração com o comitê organizador do Campeonato Mundial da FINA de 2021 em Fukuoka, com a Federação Japonesa de Natação e com as autoridades públicas japonesas, a fim de determinar a flexibilidade em torno das datas da competição, se necessário e de acordo com o COI", pontuou o comunicado oficial.

Antes da FINA, a World Athletics já havia anunciado que estará disposta a modificar as datas do próximo Mundial de Atletismo, marcado para acontecer entre 6 e 15 de agosto, em Eugene, nos Estados Unidos.

A flexibilização das datas dos Mundiais de Atletismo e de Esportes Aquáticos representa um sinal de parceria com o COI, uma vez que as duas competições estão entre os dez eventos esportivos mais importantes do planeta. A entidade terá de quebrar a cabeça para alocar os Jogos Olímpicos no calendário esportivo do próximo ano, e toda ajuda das federações é bem-vinda.


Confira a nota na íntegra:

"À medida que a pandemia do Covid-19 se espalha, a FINA gostaria de reiterar sua preocupação por todos os afetados. A FINA está bem ciente dos problemas enfrentados pelos atletas de esportes aquáticos em todo o mundo, especialmente com relação ao treinamento e acesso à piscina.

Além disso, após o anúncio conjunto de hoje dos Organizadores do COI e de Tóquio 2020, referente ao adiamento dos Jogos Olímpicos para 2021, a FINA agora trabalhará em estreita colaboração com o comitê organizador do Campeonato Mundial da FINA de 2021 em Fukuoka, com a Federação Japonesa de Natação e com as autoridades públicas japonesas, a fim de determinar a flexibilidade em torno das datas da competição, se necessário e de acordo com o COI.

O principal objetivo da FINA é garantir o sucesso de seu evento de vitrine, considerando a importância do bem-estar dos atletas e maximizando as oportunidades para as estrelas aquáticas competirem no mais alto nível.

A FINA gostaria de expressar sua gratidão contínua e sincera ao COI e aos organizadores do Tóquio 2020 e do Campeonato Mundial da FINA 2021 FINA, por seus esforços consideráveis ​​para unir o mundo de maneira pacífica através do esporte".

Foto: Satiro Sodré/Rededoesporte.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário