Últimas Notícias

Lista final para a vaga do programa Olímpico de 2020 sai amanhã


Amanhã, dia 29, tem início a Sportaccord Convention, em São Petersburgo, na Rússia. Um dos principais destaques do evento será a revelação dos três esportes que disputarão a vaga olímpica para os Jogos Olímpicos de 2020. A decisão do esporte que será incluso no programa dos Jogos será feita em setembro, em Buenos Aires.

Abaixo você pode conferir cada esportes que disputam as vagas de amanhã, com informações recentes que podem ser determinantes para amanha.

Luta Olímpica: é a grande favorita para voltar a fazer parte do programa olímpico. Só não esteve presente nos Jogos de 1900, tornando a decisão do COI de retirar o tradicional esporte das olimpíadas um tanto quanto polêmica. Como estratégias para mostrar o quanto as Olimpíadas podem ganhar com o esporte, a Luta mudou algumas regras e contou com o apoio de diversas personalidades na camanha, ligadas ou não ao esporte.

Beisebol/Softball: é uma candidatura conjunta entre esportes que foram disputados nos Jogos Olímpicos pela última vez em 2008, quando eram disputados de forma consecutiva desde 1992. Com um grande número de atletas por equipe, contribui significativamente para o aumento de atletas participantes dos Jogos. Algo que atrapalha o esporte é que não conta com seus atletas de ponta, concentrados na Major League Baseball, dos Estados Unidos.

Caratê: passou perto de virar um esporte olímpico em 2005, chegou a concorrer também em 2009, mas sem sucesso. Espera finalmente conseguir tal oportunidade. Está bem cotada para ser uma das três selecionadas para disputar a vaga em Bueno Aires.

Escalada Esportiva: é a primeira vez que o esporte concorre a uma vaga no programa olímpico. Mesmo com um bom apelo de atração ao público e a aposta em jovens atletas para as competições, a escalada esportiva aparece como um azarão entre os outros esportes que almejam a vaga olímpica.

Esportes sobre Patins: esporte bastante antigo e tradicional, demanda de um alto número de medalhas (ao todo 10 modalidades). Tem certa semelhança com o ciclismo de pista na dinâmica das suas provas. Cem países participaram do último Campeonato Mundial do esporte, que ocorre desde 1937. Mesmo com esse currículo interessante, não é bem cotado para ser incluso no programa olímpico.

Squash: é o favorito, atrás apenas da luta olímpica, para ficar com a vaga no programa olímpico. Perdeu a vaga nas últimas eleições do COI para o gold e o rugby sevens. A World Squash Federation existe desde 1967 e possui 185 países filiados. Apresenta um moderno sistema tecnológico para auxiliar a arbitragem em competições. Sua candidatura é apoiada por Roger Federer, Andre Agassi e Kim Clijster. Está presente nos Jogos Panamericanos.

Wakeboard: aparece pela primeira vez como candidato e não está bem cotado para consegui uma vaga entre os três selecionados de São Petersburgo. Apesar de uma federação internacional existente desde 1936, depende de condições climáticas e uma estrutura exclusiva.

Wushu: é uma variação do kung-fu, ganhou visibilidade após os Jogos Olímpicos de 2008, na China, seu país de criação. O wushu tem grande apelo de movimentações acrobáticas. Não é cotada para conseguir vaga entre os três selecionados de amanhã.


Saiba o resultado final da enquete promovida pelo Surto Olímpico sobre quais os três esportes que deveriam estar inclusos na lista final para a vaga do programa Olímpico de 2020:

1) Luta Olímpica - 64%
2) Beisebol/Softball - 48%
2) Caratê - 48%
4) Squash - 29%
5) Esportes sobre Patins - 22%
6) Escalada Esportiva - 12%
7) Wakeboard - 6%
7) Wushu - 6%

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar