![]() |
Foto: Acervo Pessoal |
O levantamento de pesos do Brasil viveu mais uma noite de gala em Lima, no Peru, na mesma semana em que já havia conquistado um título mundial no sub-17, com Isanelly Cristina. O show deste domingo (4) ficou por conta de Matheus Pessanha, campeão mundial sub-20 no arremesso – com 220kg, novo recorde mundial da categoria – e no total (395kg). Ele ainda ficou com a prata no arranco, levantando 175kg.
Esta já é a melhor participação brasileira em Campeonato Mundiais de todas as categorias. Foi a única vez que o Brasil subiu ao alto do pódio mais de uma vez em um torneio mundial, agora com direito a dois recordes mundiais.
Matheus começou a prova do arranco com muita segurança. Iniciou levantando 165kg, sem muitas dificuldades. Depois, subiu para 170kg, novamente com sucesso, quando já começava a se desenhar a briga pelas medalhas. Sua terceira tentativa foi de 175kg, concretizada já com mais dificuldades.
Naquela altura, Pessanha era o líder da disputa no arranco, tinha a primeira medalha garantida e cada um dos seus adversários ainda podia levantar mais uma vez. O egípcio Mahmoud Hassan falhou, ficando com o bronze. E o iraniano Abolfazl Zare mostrou sua força, erguendo 176kg e garantindo o ouro.
Na prova do arremesso, Pessanha veio disposto a conquistar o título mundial que lhe escapou por um quilo no ano anterior. Começou com 205kg, a carga inicial mais alta da disputa, e ergueu com total segurança. Naquele momento, Hassan já havia feito duas tentativas e Zare uma.
Na segunda tentativa, Pessanha subiu 212kg, mantendo-se na liderança. A aposta final de Zare era com 214kg, mas ele falhou. O egípcio, por sua vez, pediu 215kg, carga que o brasileiro alcançou no Mundial do ano passado, mas também fracassou, garantindo a medalha de ouro para o pesista do Brasil. Pessanha foi buscar o recorde mundial de 220kg. Não decepcionou, emocionando todos que acompanhavam, no ginásio de Videna e pela Internet.
“Obviamente, estou muito feliz. Eu queria bastante, treinei muito para isso, estava treinando pesado. Eu tinha em mente bater o recorde, era o meu maior objetivo da competição. Eu sabia que o arranco ia ser um pouco mais disputado, mas o arremesso estava bom para bater o recorde. Tanto é que, durante a disputa, eu estava pensando mais no recorde do que na medalha. Estou muito feliz pelo recorde, também pelo primeiro lugar”, disse o novo campeão mundial.
Laila performa bem na estreia no Sub-20
Medalhista mundial sub-17, Laila Grimaldi estreou no Mundial Sub-20 com boa participação. Na disputa do arranco, a brasileira ficou na quarta colocação e ficou muito perto de garantir a medalha, perdendo no penúltimo levantamento da prova.
Ela iniciou a disputa do primeiro exercício sem muitas dificuldades, erguendo 95kg. Não foi tão fácil na segunda tentativa, com 100kg, mas ela concluiu o movimento de forma correta. Na terceira tentativa, porém, falhou com 102kg. A carga ainda era o suficiente para brigar pela medalha, que só escapou após a última tentativa da chinesa Xu Qianran, que colocou 106kg para cima, tirando a brasileira do pódio e assegurando com a prata. O ouro foi para a norte-coreana Kim Yong Ju (107kg) e o bronze ficou com a venezuelana Lidysmar Del Valle (103kg).
No arremesso, porém, Laila teve muitos problemas. Falhou em suas duas primeiras tentativas, com 108kg, só conseguindo erguer a carga na terceira tentativa e ficando longe da briga por medalhas, em sétimo no exercício. No total, ela ficou em quinto lugar.
Mundial termina nesta segunda-feira
O Campeonato Mundial Sub-20 termina nesta segunda-feira, com a participação de Cristhian Izaías. Ele compete às 14h, na categoria acima de 109kg masculino.
0 Comentários