Últimas Notícias

Brasil recebe torneios de tênis que já revelaram Carlos Alcaraz e João Fonseca

 

Brasil recebe torneios de tênis que já revelaram Carlos Alcaraz e João Fonseca
Foto: Luiz Cândido,



Antes de ganharem os holofotes do mundo do tênis, as duas sensações do esporte Carlos Alcaraz e João Fonseca já se destacavam no circuito juvenil. Entre as diversas competições que disputaram antes de chegarem ao profissional, os atletas brilharam em dois tradicionais torneios no Brasil e que escreverão novos capítulos nas próximas semanas: a Brasil Juniors Cup, em Porto Alegre (RS), de 17 a 23 de fevereiro, e o Banana Bowl, de 24 de fevereiro a 2 de março, em Gaspar (SC).

Atualmente na terceira colocação do ranking ATP, Alcaraz disputou os dois torneios em 2019. Na Brasil Juniors Cup, ele foi cabeça de chave 16 e chegou à semifinal. No Banana Bowl, o espanhol parou na segunda rodada. Os dois torneios ainda contaram com outro nome que desponta no cenário internacional: o dinamarquês Holger Rune (#12).

De lá para cá, o espanhol não parou de emplacar conquistas. São quatro títulos de Grand Slam (US Open, Roland Garros e 2x Wimbledon), que o tornaram o mais jovem número 1 do mundo pela ATP, aos 19 anos. Carlos ainda possui outros 20 títulos, sendo 13 de nível ATP, e a medalha de prata dos Jogos Olímpicos de Paris.

Já a promessa brasileira chegou ainda mais perto de faturar um dos troféus juvenis. No Banana Bowl de 2023, Fonseca só parou na final em Criciúma, quando foi superado pelo russo Yaroslav Demin e ficou com o vice-campeonato. Na BJC, o carioca alcançou as quartas de final.

Após a boa campanha, João seguiu decolando nos circuitos juvenil e profissional. No mesmo ano, o atleta ainda conquistou o US Open e terminou o ano como líder do ranking juvenil da ITF. Em 2024, o tenista somou pontos importantes que o permitiram jogar e vencer o ATP Next Gen Finals, que reuniu os melhores jogadores até 21 anos da temporada.

Na sequência, já em 2025, Fonseca se tornou o mais jovem atleta do atual top 100 e alcançou a segunda rodada do Australian Open, após vencer o número 9 do mundo Andrey Rublev.

Nas edições deste ano, as competições seguem com nomes para ficar de olho. Entre os principais jogadores está a atual vice-campeã do Australian Open juvenil, a norte-americana Kristina Penickova, que ocupa a posição de número 3 do ranking juvenil da ITF, além de outros quatro atletas do top 10: a belga Jeline Vandromme (#6), os norte-americanos Jagger Leach (#4) e Jack Kennedy (#4), além do espanhol Andres Santamarta Roig (#7).

O Brasil conta com oito tenistas presentes nas competições: Victoria Barros (#31), Pietra Rivoli (#106) e Nauhany Silva (#145) jogam as chaves femininas, enquanto Luis Miguel (#35), João Pedro Bonini (#38), Victor Winheski (#67), Gustavo Albieri (#102) e Pedro Chabalgoity (#123) jogam os torneios masculinos. O número de brasileiros pode aumentar com a realização dos qualifyings.

Com décadas de realização, a Brasil Juniors Cup e o Banana Bowl já mostraram ao mundo diversos nomes importantes do tênis, como os norte-americanos John McEnroe e Andy Roddick, o tcheco Ivan Lendl, a argentina Gabriela Sabatini, a russa Svetlana Kuznetsova e a sérvia Ana Ivanovic. Entre os brasileiros, Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, Beatriz Haddad, Andrea Vieira, Roberta Burzagli, Jaime Oncins, Flávio Saretta, Thomaz Bellucci e Teliana Pereira já passaram pelas quadras do torneio.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar