Foto: AP |
O velocista estadunidense Otis Davis, que conquistou o ouro nos 400m e 4x400m nos Jogos Olímpicos de 1960 em Roma, morreu no sábado (14) aos 92 anos.
Davis só começou a correr os 400m de forma competitiva aos 26 anos, mas o atleta norte-americano tornou-se campeão olímpico alguns anos depois. Ele foi o primeiro homem a quebrar 45 segundos na prova de uma volta quando correu 44,9 na final olímpica de 1960 para vencer à frente do alemão Carl Kaufmann em uma finalização fotográfica, e passou a ancorar a equipe dos EUA ao título olímpico 4x400m.
O estadunidense nasceu em 12 de julho de 1932 e cresceu em Tuscaloosa, Alabama. Ele passou quatro anos na Força Aérea dos EUA e depois de jogar no time de basquete da Força Aérea, ingressou na Universidade de Oregon com uma bolsa de basquete. Enquanto estava lá, ele se juntou à equipe de atletismo comandada pelo técnico Bill Bowerman e começou no salto em altura e no salto em distância antes de se concentrar na corrida.
Apesar de ter corrido os 400m apenas nove vezes antes das Olimpíadas de 1960, Davis conquistou o título em Roma ao segurar Kaufmann por pouco. Ambos marcaram 44,9 – tornando-se os primeiros a mergulhar abaixo de 45 segundos no evento – e se encontraram novamente na final dos 4x400m dois dias depois, quando Davis ancorou o quarteto norte-americano à vitória em outro recorde mundial de 3m02s2.
Davis aposentou-se do atletismo no ano seguinte e tornou-se professor, mentor e treinador. Ele foi o portador da tocha nas Olimpíadas de Atlanta em 1996 e é um dos ícones da Universidade de Oregon apresentados na torre Hayward Field.
0 Comentários