Foto: Sebastian Lasquera/Atletismo Sudamericano |
Paulo Henrique Romualdo da Silva (Praia Clube-Exército-Futel-MG) e Vinícius de Brito (Acarisul-RS) serão os dois representantes brasileiros nos 110 m com barreiras no Campeonato Mundial Sub-20 de Atletismo de Lima, Peru, prova em que o Brasil vem formando boas gerações há décadas. O Mundial será disputado no Estádio de La Videna, de 27 a 31 de agosto. Os 110 m com barreiras (99.0 cm) terá eliminatórias no dia 29 de agosto, quinta-feira.
Paulo Henrique Romualdo da Silva correu os 110 m com barreiras em 13.38 (0.7), em competição da Federação Paulista de Atletismo realizada em São Bernardo do Campo (SP), dia 1 de agosto, dias antes de fechar o prazo de qualificação para o Mundial. A marca é recorde brasileiro e sul-americano da categoria e a melhor dentre os cinco atletas que fizeram índice para a prova. Vinícius de Brito se qualificou com 13.59 (1.3), tempo feito também numa competição paulista, em Campinas, em 16 de junho.
"Pelos treinos que vínhamos fazendo a gente já imaginava que poderia correr na casa dos 13.30 naquela competição, mas a nossa programação com certeza é correr uma marca melhor no Mundial Sub-20", disse Paulo Romualdo. "Acertamos os 13.30 no torneio, o que me deu o recorde brasileiro e sul-americano, mas posso melhorar", acrescentou o atleta, que tem o objetivo de buscar os 13 cravados ou, mais ambicioso ainda, o sub-13 no Mundial, tempo inferior aos 13 segundos. "É para isso que estou treinando, para isso que eu vivi este ano."
"Eu quero buscar a final, mas um passo de cada vez, eliminatórias, semifinais e final. E quem chega na final pode brigar por medalha", afirmou Paulo Romualdo, que começou no atletismo numa escolinha em Cianorte, no Paraná, sua cidade natal e onde mora sua família.
Em julho, Vinícius de Brito, de 18 anos, venceu os 110 m com barreiras no Campeonato Sul-Americano Sub-20, com 13.86 (0.2), também no Estádio de La Videna de Lima, que será palco do Mundial. Vinícius, que tinha o título conquistado em 2023, em Bogotá (COL), foi bicampeão. Vem fazendo bons resultados em todas as categorias desde o sub-16, mas este ano optou por morar e treinar na cidade de Bragança Paulista, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com o treinador Dino de Aguiar Cintra Filho.
O desafio para os dois brasileiro é enorme. De acordo com a lista de entrada da World Athletics, são 75 atletas, de 52 países, inscritos nos 110 m com barreiras. O norte-americano Ja'Kobe Tharp é o número 1 do ranking mundial, com 13.18 (0.4).
Pietra Campbell Simões (Praia Clube-Exército-Futel-MG) e Beatriz Camargo Monteiro Silva (ASPM Pindamonhangaba-SP) serão as representantes femininas dos 100 m com barreiras.
0 Comentários