![]() |
Charly Lopez/ASO |
Segunda (1) foi disputada a terceira etapa do Tour de France. E na prova voltada para os velocistas, entre Piacenza e Turim, foi vencida por Biniam Girmay da Eritreia, que se saiu melhor no grande grupo que chegou brigando pela vitória, fazendo história como primeiro ciclista negro a vencer uma etapa do famoso tour, além de ser a primeira em etapas de um ciclista da Eritreia. Fernando Gaviria (COL) e Arnaud De Lie (BEL) completaram o pódio.
" É a minha hora, estou muito feliz. Nosso plano era mirar neste sprint com Gerben Thijssen, seja para ele ou para mim. Finalmente, na final, eu me vi em um bom lugar e senti que poderia ir, então tentei por mim mesmo. É enorme porque vencer o Tour de France significa vencer na frente dos melhores velocistas. Esta vitória significa muito para mim, para minha equipe que esperou muito tempo para vencer uma etapa, para meu país e também para toda a África. Agora somos realmente parte das grandes corridas." disse Girmay
A prova acabou tendo um acidente nos quilômetro finais, que tirou nomes como Mark Cavendish(GBR) Mathieu Van Der Poel (NED) e Jasper Philipsen (BEL) e Casper Pedersen (DEN), que levou a pior na queda, fraturando a clavícula e está fora do tour.
Outro feito inédito é o de Richard Carapaz, que é o novo líder do tour de France e o primeiro equatoriano a vestir a camisa amarela de primeiro colocado. Tadej Pogacar (SLO) caiu para a segunda colocação, seguido por Remco Evenepoel (BEL) e Jonas Vingegaard (DEN).
“Sinceramente, ganhar a camisa amarela é uma surpresa. Antes do Tour, parecia muito distante. No Tour de Suisse, sofri um acidente e fiquei fora de ação por alguns dias devido a uma doença. No entanto, a etapa de ontem foi uma grande mudança de mentalidade e uma injeção de confiança. Esta manhã, na reunião no ônibus, definimos isso como uma meta. Sabíamos que seria um sprint nervoso e perigoso, mas queríamos fazer tudo o que pudéssemos para ganhar esta camisa amarela. Meus companheiros de equipe trabalharam fenomenalmente nos últimos 25 km; especialmente Marijn Van der Berg, que correu ao meu lado. Foi um ótimo trabalho de toda a equipe. Vestir esta camisa amarela significa muito para mim, para meu país e para minha equipe. Existem muito poucos ciclistas equatorianos no nível de elite, e cada conquista que obtemos nos ajuda a desenvolver este esporte em nosso país. " Disse Carapaz
A próxima etapa começará em solo italiano e terminará na França entre Pinerolo e Valloire, é a primeira com uma grande montanha no Tour, com a transposição do alpino Col du Galibier, a 20 quilómetros da chegada da etapa, já em solo francês.
Confira abaixo como foi a vitória de Girmay:
0 Comentários