Sigla: SRB
Medalhas na história: Ouro: 6 | Prata: 7 | Bronze: 11 | Total: 24
Em Tóquio 2020... Ouros: 3| Prata: 1| Bronze: 5 | Total: 9
Primeira Participação olímpica – Suécia 1912
Maior medalhista olímpico - Filip Filipovic e Andrija Prlainović (polo Aquático), dois ouros e dois bronzes
País localizado nos Balcãs, a Sérvia fez sua estreia nos Jogos Olímpicos de 1912 em Estocolmo, como Reino da Sérvia. O país levou uma delegação de 3 atletas, todos no atletismo. No entanto, a partir de 1920, a Sérvia fez parte do reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, que ganhou o nome oficial de Iugoslávia em 1929. A Sérvia competiu como Iugoslávia até Seul 1988.
Em Barcelona-92, com a guerra civil que dissolveu a Iugoslávia, os atletas sérvios competiram como independentes por contas das sanções que o país sofreu durante a guerra. Entre 1996 a 2004, o país atuou como Sérvia e Montenegro, apenas em 2008 nos Jogos de Beijing na China, com a independência dos montenegrinos, a Sérvia voltou aos jogos como nação independente.
![]() |
Filipovic é considerado um dos maiores jogadores de polo aquático da história e um dos maiores medalhistas olímpicos da Sérvia (foto: World Aquatics) |
Um detaque interessante é que por conta destas mudanças de bandeiras, a atiradora Jasna Sekaric se tornou a primeira atleta a competir por quatro bandeiras diferentes em Jogos Olímpicos: Iugoslávia em Seul-88; Atletas independentes em Barcelona-92; Sérvia e Montenegro entre Atlanta-94 e Atenas-2004 e Sérvia em Pequim-2008 e Londres-2012.
E foi em Pequim 2008 que o país conquistou suas primeiras medalhas, a prata de Milorad Cavic na natação, o bronze de Novak Djokovic no Tênis e também um bronze com a equipe de polo aquático. Já o primeiro ouro veio em Londres-2012 - onde levou sua maior delegação com 116 atletas, com Milica Mandic na categoria acima de 67kg no taekwondo feminino.
Em Tóquio-2020, a Sérvia levou 87 atletas e teve sua melhor participação em olimpíadas, com três ouros, uma prata e cinco bronzes. em Paris-2024, o país tem até o momento 92 atletas garantidos em 13 modalidades
Esportes Fortes
Polo aquático - Atual bicampeã olímpica no masculino, a Sérvia está presente nos principais campeonatos mundiais e europeus do esporte tendo conquistado a classificação para Paris 2024 pelo Campeonato Mundial e mesmo com uma geração enfraquecida, promete brigar pelo pódio![]() |
Milica Mandic é bicampeã olímpica no Taekwondo (Foto:Instagram/Mandic_Milica) |
Taekwondo - O Taekwondo é o esporte recordista do país em número de medalhas com 4 no total, sendo dois ouros uma prata e um bronze, A Sérvia sempre contou com atletas bem posicionados no ranking em ambas categorias, sendo uma forte aposta para novas medalhas para o país.
0 Comentários