Últimas Notícias

Rússia acusa seus tenistas de serem "agentes estrangeiros" por continuarem competindo e quererem ir para os Jogos Olímpicos.

Rússia acusa seus tenistas de serem "agentes estrangeiros" por continuarem competindo e quererem ir para os Jogos Olímpicos.
Foto: Angel Rivera

O Comitê Olímpico da Rússia parece ter lançado uma campanha contra seus tenistas, que são os atletas russos mais ativos e bem-sucedidos em competições internacionais, apesar das sanções esportivas devido à intervenção militar na Ucrânia. O presidente do Comitê, Stanislav Pozdniakov, os rotulou como 'agentes estrangeiros', argumentando que passam a maior parte do tempo fora do país, competem individualmente e criticam o que ele chama de 'operação militar especial' na Ucrânia. Ele acredita ser mais apropriado chamá-los de uma 'equipe de agentes estrangeiros' para facilitar sua participação nos Jogos Olímpicos.

Em defesa dos tenistas, o presidente veterano da Federação de Tênis da Rússia (FTR), Shamil Tarpíschev, lembrou que "eles estão cumprindo o trabalho ao qual dedicaram suas vidas e nunca traíram o país". Ele enfatizou que nenhum tenista renunciou à cidadania russa, ao contrário de outras modalidades esportivas onde ocorreram mudanças de nacionalidade antes da invasão, como no caso de Elena Rybakina e outros. Tarpíschev também observou que, ao competirem e vencerem, "eles representam o país. Todos reconhecem que os vencedores são russos, mesmo competindo sem bandeira".

Essa questão ressalta o aspecto superficial da exigência da ATP e da WTA de que os tenistas compitam como 'neutros'. Tarpíschev também elogiou a postura da ATP e da WTA de manter a política fora do esporte e ressaltou que nenhum tenista se recusou a enfrentar um representante russo, embora tenham ocorrido algumas tensões.

Por outro lado, os principais tenistas russos e bielorrussos - país aliado da Rússia na invasão da Ucrânia - não expressaram apoio direto à invasão. A maioria permanece em silêncio, embora também tenham sido ouvidos apelos pela paz que não estão alinhados com o governo de Vladimir Putin.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar