Últimas Notícias

Judoca Gabriel Falcão causa boa impressão na sua nova categoria e alcança a quinta posição no Grand Slam de Tbilisi

No Grand Slam de Tbilisi, na Geórgia, o judoca brasileiro Gabriel Falcão esteve muito próximo de conquistar a terceira medalha de bronze para o país neste sábado, dia 23. Competindo na nova categoria de meio-médio (81kg), após ascender da categoria Leve (73kg), Falcão teve uma performance notável e alcançou a quinta colocação. Na disputa pelo bronze, ele foi superado pelo veterano Nugzari Tatalashvili, da Geórgia, que representa os Emirados Árabes Unidos.

Representando a nova safra do judô do Brasil, Gabriel Falcão, com apenas 20 anos e ainda na categoria Júnior, já se destacou ao ser campeão no peso Leve dos Jogos Pan-Americanos de Santiago em 2023. Ele disputaria a final contra Daniel Cargnin, que, por conta de uma lesão sofrida na semifinal, ficou impossibilitado de competir na final do evento.

Depois de competir em Santiago, Gabriel Falcão participou do Grand Prix de Portugal e do Grand Slam de Paris, porém não conseguiu progredir nas competições. Contudo, sua quinta colocação no Grand Slam da Geórgia se tornou seu desempenho mais destacado no Circuito Mundial até o momento, evidenciando que sua mudança de categoria foi uma escolha bem-sucedida.

 Foto: Tamara Kulumbegalashvili/IJF

                     

                  Ketleyn Quadros fica em sétimo e Michael Marcelino também se destaca


Neste sábado, os atletas brasileiros Ketleyn Quadros, na categoria 63kg, alcançou a sétima posição, enquanto Michael Marcelino teve duas vitórias até ser eliminado nas oitavas de final.

Ketleyn Quadros, em busca de pontos para garantir sua classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, começou o dia vencendo Anastasiia Manannikova da Rússia por waza-ari e seguiu com outra vitória contra Florentina Ivanescu nas oitavas. Contudo, foi derrotada por ippon por Catherine Beauchemin-Pinard do Canadá, a atual número um do mundo e campeã do torneio, nas quartas de final. Na repescagem, enfrentou um estrangulamento pela holandesa Johane Van Lishout, bicampeã mundial júnior, o que a impediu de competir pela medalha de bronze.


Michael Marcelino teve um início promissor, vencendo Eren Aksoy da Turquia por ippon e depois Giorgi Chikhelidze da Geórgia, vice-campeão do Grand Slam de Paris. No entanto, nas oitavas, enfrentou Tohar Butbul, o 22º do ranking mundial, onde sofreu um waza-ari, buscou o empate, mas acabou sendo imobilizado pelo atleta israelense, finalizando sua participação no evento.

Outros competidores brasileiros tiveram desafios variados: Vinícius Ardina (73kg) foi derrotado na primeira luta por Abubakr Sherov do Tadjiquistão; Ellen Froner (70kg) foi superada por Katie-Jemmima Yeats-Brown da Grã-Bretanha; Luana Carvalho (70kg) não conseguiu vencer a bicampeã mundial Barbara Matic da Croácia; e Pedro Medeiros (81kg) venceu Mesrop Badalyan da Armênia, mas foi eliminado por Dominic Ressel da Alemanha.

No domingo, mais cinco judocas brasileiros entrarão no tatame: Marcelo Gomes (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Silva “Baby” (+100kg) e Beatriz Souza (+78kg). As competições preliminares estão programadas para começar às 2h da manhã, horário de Brasília, com as finais previstas para iniciar às 10h.

No domingo, mais cinco judocas brasileiros entrarão no tatame: Marcelo Gomes (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Silva “Baby” (+100kg) e Beatriz Souza (+78kg).

As competições preliminares estão programadas para começar às 2h da manhã, horário de Brasília, com as finais previstas para iniciar às 10h.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar