Últimas Notícias

Brasília receberá Copa do Mundo de High Diving e Mundial Júnior da modalidade em outubro

Créditos: Divulgação Saltos Brasil

Brasília se prepara para sediar duas competições internacionais de high diving em 2024. Entre os dias 11 e 13 de outubro, a capital federal receberá os melhores saltadores de grandes alturas do mundo para a disputa da Copa do Mundo, além da primeira edição do Mundial Júnior. As competições terão lugar em um dos ícones da cidade, a Ponte JK, resultado de um acordo entre a Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais e a World Aquatics.

“Brasília possui atualmente um dos principais centros de formação de atletas de saltos ornamentais e high diving das Américas, além de ótima estrutura para abrigar grandes eventos. Queremos aproveitar os potenciais esportivo e turístico da cidade para organizar belíssimas competições na Ponte JK”, afirma o presidente da Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais, Ricardo Moreira.

Teremos ainda o Mundial Júnior de saltos ornamentais em novembro, no Rio de Janeiro. Com esses três eventos internacionais no segundo semestre, mostramos à comunidade aquática o trabalho sério que vem sendo desenvolvido pela confederação desde sua criação, em 2017”, completa.

O high diving, uma modalidade derivada dos saltos ornamentais integrada ao programa do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos desde 2013, terá sua competição adulta com saltos de 27 metros para homens e 20 metros para mulheres. Já as provas do Mundial Júnior apresentarão características distintas, com saltos de 15 metros para jovens de 17 e 18 anos e de 12 metros para a faixa etária de até 16 anos.

Estima-se que mais de 50 atletas, incluindo o atual campeão mundial de high diving, o romeno Constatin Popovici, participem da Copa do Mundo em Brasília.

“Será a primeira vez que vamos competir no Brasil, o que é muito legal. Estou empenhado em ajudar o nosso esporte a crescer e a apresentá-lo a novos fãs, porque sei que vão adorar”, diz Popovici.

Lucca Silveira, destaque brasileiro na modalidade, compartilha a alegria de ter duas competições de high diving de grande importância realizadas no Brasil. Residente em Brasília, Lucca, vice-campeão pan-americano júnior de high diving em 2023, enfatiza a motivação adicional que a oportunidade traz para os atletas, permitindo que familiares e amigos acompanhem de perto.

"É uma alegria imensa saber que duas competições de high diving dessa relevância serão realizadas no Brasil. Isso traz ainda mais motivação para os treinos no dia a dia, porque todos querem participar desses campeonatos, com a família e os amigos podendo nos acompanhar de perto. Será uma experiência única, que vamos guardar por toda a vida", conta Lucca, vice-campeão pan-americano júnior de high diving em 2023, na cidade de Lima (Peru).

A Ponte JK, cenário dessas emocionantes competições, já é familiar aos atletas brasileiros, que realizaram treinamentos no local em uma ação inédita no ano passado, apoiada pelo Corpo de Bombeiros e pela Marinha para garantir a segurança conforme os protocolos estabelecidos.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar