Últimas Notícias

COI espera que exemplo do esporte ofereça esperança de paz entre israelenses e palestinos

Thomas Bach falou sobre a questão Israel-Palestina nesta semana. - Foto: Denis Balibouse/arquivo Reuters


O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, disse na terça-feira (28) que a paz entre israelenses e palestinos pode ser possível, visto que eles convivem pacificamente por décadas em uma “coexistência esportiva”.

 

Bach disse que o reconhecimento do Comitê Olímpico Palestino pelo COI, em 1993, era a prova de que uma “solução de dois Estados” era possível. A declaração foi em meio a trégua entre Israel e o Hamas, que entrou no quinto dia, após sete semanas de guerra em Gaza.

 

"No que diz respeito a Israel-Palestina, temos uma vantagem em abordar esta situação, porque temos no movimento olímpico o que se chamaria no mundo político de solução de dois Estados. Já temos isso há muito tempo, dois comitês olímpicos nacionais, que vivem juntos em uma coexistência pacífica há décadas", disse Bach durante uma coletiva em Paris que reuniu representantes das cidades-sede das Olimpíadas.

 

O Comitê Olímpico Palestino estreou nos Jogos Olímpicos de 1996, em Atlanta, na sequência de acordos assinados três anos antes entre Israel e a Organização para a Libertação da Palestina. Cinco atletas competiram sob a bandeira palestina nas Olimpíadas de Tóquio, há dois anos

 

“Esta situação dá-nos a oportunidade de falar com ambas as comunidades”, acrescentou Bach, sublinhando que o organismo olímpico tem “contato direto” com ambos os comitês nacionais.

 

Os comentários de Bach foram feitos no momento em que a frágil trégua entre Israel e o Hamas se mantinha pelo quinto dia depois que o acordo foi prorrogado para permitir novas libertações de reféns israelenses e prisioneiros palestinos.

 

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar