Foto: ISA/Sean Evans |
A brasileira Tatiana Weston-Webb conquistou nesta quarta (7), o ISA Games 2023, o Campeonato Mundial da Associação Internacional de Surfe (ISA), federação que organiza o surfe para os Jogos Olímpicos, realizado em El Salvador.
Ela se classificou para a final após vencer a sétima fase e enfrentou as francesas Johanne Defay e Vahine Fierro, além da canadense Erin Brooks. Tati fez duas ondas 7.50, totalizando 15.00 pontos contra 14.36 de Brroks e 13.54 de Defay.
VAMOOOOOOOOOOOO! 🏆🇧🇷🏄♀️
— Time Brasil (@timebrasil) June 7, 2023
🎥 @ISAsurfing pic.twitter.com/blGWmnDZt4
Como já está classificada para o Pan (sem a obrigação de ir) e para Paris-2024, a brasileira teve "só" essa conquista na final de hoje. Agora, ela se prepara para a etapa de El Salvador da WSL, que começa dia 9.
No masculino, Alan Cleland (MEX) foi o campeão com 18.23 pontos (9.73 + 8.50), seguido dos peruanos Luca Messinas e Miguel Tudela, que marcaram 16.17 e 14.96, respectivamente. Prata em Tóquio-2020, Kanoa Igarashi foi o quarto colocado. A vitória deu ao mexicano uma vaga no Pan de Santiago-2023
Veja como ficaram as vagas olímpicas
O ISA Games também deu uma vaga para Paris-2024 para o melhor de cada continente com exceção das Américas, cuja vaga será dada pelo Pan de Santiago-2023. Na Ásia, os japoneses Kanoa Igarashi e Shino Matsuda se classificaram. Caso Igarashi fique no top-10 da WSL, a vaga vai para o também japonês Inaba Reo.
Na Oceania, Saffi Vette e Billy Starimand se classificaram, enquanto pela Europa, os franceses Vahiné Fierro, no feminino e Kauli Vaast, no masculino, foram os agraciados. Estes útlimos representam a França, mas nasceram no Taiti, onde será realizado o Surfe nos próximos Jogos.
As vagas africanas foram de Sarah Baum e Jordy Smith, da África do Sul. Caso Jordy leve a vaga nominal pela WSL, ele passa sua vaga para Cleland.
0 Comentários