Últimas Notícias

CBW inaugura primeira equipe permanente da história

Atletas do estilo greco-romano competem nos Jogos Sul-Americanos da Juventude 2022
Foto: Arquivo/COB


A Confederação Brasileira de Wrestling inaugurou na terça-feira (18/04), no Clube Campestre, em Campina Grande-PB, a primeira equipe permanente em 23 anos da história da entidade. O projeto em parceria com o Clube Campestre e o Setor de Desenvolvimento Esportivo do Comitê Olímpico do Brasil vai contemplar nove atletas de diferentes estados entre 15 e 16 anos que vão residir, estudar e treinar na cidade de Campina Grande, onde a CBW mantém um Centro Nacional de Treinamento em parceria com o Clube Campestre. O presidente da Confederação Brasileira de Wrestling, Flavio Cabral Neves, inaugura oficialmente o projeto no mesmo dia de fundação da Confederação.

“Vamos ter uma equipe treinando com um treinador de alto nível, contratado exclusivamente para participar desse projeto, com equipe multidisciplinar à disposição dos atletas, treinamento em dois períodos. Vamos promover ações de treinamento para lutadores e treinadores para que possamos evoluir nacionalmente dentro e fora do tapete de lutas. É especial inaugurar oficialmente esta ação no mesmo dia da Fundação da entidade”, explicou Flavio Cabral Neves, ex-atleta, treinador e desde 2021 à frente da CBW.

O treinador contratado para comandar a equipe permanente é David Maia, técnico português que liderou equipes nacionais do estilo greco-romano em Portugal e no México, além de ter trabalhos reconhecidos na Suíça e na Áustria. David foi formado por Raul Trujillo, treinador de Mijain Lopez, quatro vezes campeão olímpico e responsável pelo estilo greco-romano em Cuba. A mistura das escolas europeia e cubana, aliada ao talento dos lutadores nacionais pretende alavancar o estilo no Brasil.

“A implantação desta equipe permanente vai contribuir para a criação de uma escola brasileira de luta e formar uma nova geração de grequistas para que, em conjunto com os treinadores brasileiros, possamos desenvolver o wrestling no Brasil. Espero trazer minha experiência como atleta e treinador europeu para que essa iniciativa de equipe permanente perdure por anos. Os lutadores que vierem para o grupo terão de se esforçar ao máximo e tenho certeza que serão recompensados nos torneios que participarem”, afirmou David.

Os lutadores foram escolhidos pelo técnico português após participação no Campeonato Brasileiro Sub-17 de Wrestling realizado em São Paulo em março e em dois campos de treinamentos exclusivos do estilo greco-romano. Confira a lista dos lutadores escolhidos para fazer parte do projeto pioneiro:

Eike Kauã Souza da Silva – Amapá
Guilherme Landim Salles – Rio de Janeiro
João Pedro Amorim de Moura – Amapá
José Luiz Prado – Mato Grosso do Sul
Luan Alves Cabral – Mato Grosso do Sul
Lucas da Silva – Paraíba
Matheus Victor da Silva de Macedo – São Paulo
Pedro Henrique Rodrigues de Souza – Paraíba
Yuri Landim Ribeiro – Rio de Janeiro

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar