Últimas Notícias

Comitê Olímpico da Alemanha é a favor de manter proibição a atletas russos

Foto: REUTERS/Benoit Tessier/Foto de arquivo 


O Comitê Olímpico da Alemanha (DOSB) disse nesta sexta-feira(17) que é a favor de manter a proibição de atletas russos e belarrussos, mas se opõe a qualquer plano de boicote à Olimpíada de Paris 2024 devido à participação destes atletas.

 

A Ucrânia liderou um apelo para banir atletas da Rússia e de sua aliada Belarus dos Jogos de Paris no ano que vem, depois que o Comitê Olímpico Internacional (COI) disse em janeiro que estava aberto a incluí-los como neutros. A Ucrânia também ameaçou com um boicote caso seja autorizada a competir lá. Nenhuma decisão final foi tomada ainda.

 

"Continuamos a favor da proibição de atletas e administradores esportivos russos e de Belarus das competições internacionais. Esses países não devem ter a chance de usar indevidamente a participação e o sucesso de seus atletas em competições internacionais para fins de propaganda de guerra", afirmou o DOSB em comunicado.

 

Atletas da Rússia e de sua vizinha Belarus, que ajudaram a invasão da Ucrânia por Moscou há um ano, foram banidos de muitas competições internacionais desde então. O COI emitiu sanções contra os países no ano passado, mas agora reluta em excluir totalmente seus atletas das Olimpíadas por medo de um retorno aos boicotes da era da Guerra Fria.

 

Eles estabeleceram um caminho em janeiro para os competidores da Rússia e de Belarus ganharem vagas olímpicas por meio da qualificação asiática e competirem como atletas neutros em Paris no ano que vem. Atletas neutros não são considerados representantes de suas nações e seus sucessos não são acompanhados pelo hasteamento de bandeiras ou execução de hinos nacionais.

 

Algumas federações já readmitiram russos e belarrussos em suas competições, mas há uma oposição considerável aos planos do COI. Nesta quinta-feira (16), a federação de esgrima da Alemanha cancelou um evento da Copa do Mundo de florete feminino depois que o órgão regulador global (FIE) reverteu a proibição de atletas da Rússia e de Belarus.

 

Cerca de 11 nações também estão boicotando os campeonatos de boxe feminino em Nova Delhi esta semana em protesto contra a presença de boxeadoras russas e bielorrussas entre os cerca de 300 participantes de 65 países.

 

"Independentemente da decisão do COI e das federações esportivas internacionais em relação à readmissão de atletas e administradores esportivos russos e belarrussos, nós rejeitamos qualquer boicote às competições internacionais, especialmente aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris 2024, por princípio", disse o DOSB.


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar